128 views 6 mins

Como as pequenas empresas podem se beneficiar do Blockchain?

em Negócios
sexta-feira, 14 de outubro de 2022

O surgimento da criptomoeda e da tecnologia blockchain levanta muitos questionamentos sobre como os pequenos e médios empresários podem se beneficiar disso. Dúvida com sua razão, pois, quando uma tecnologia surge, um mundo desconhecido se abre no horizonte do mercado.

Entretanto, os observadores mais atentos sabem que a história da sociedade moderna comprova que o surgimento de novas tecnologias sempre impulsionou o desenvolvimento de pequenas e médias empresas, ajudando-as a chegar ao topo da cadeia do mercado.

Esse foi o caso, por exemplo, na Revolução Industrial, quando o surgimento das máquinas a vapor possibilitou a criação da indústria como a conhecemos hoje.

Com a industrialização dos países, as cidades se urbanizaram, o trabalho assalariado se instalou e um novo grupo de trabalhadores passaram a investir em pequenos e médios negócios para suprir as necessidades dessa nova demanda que surgia. Os pequenos e médios negócios que aproveitaram a mudança trazida pelas máquinas, prosperaram.

Criptomoedas e blockchain: uma realidade lucrativa

A exemplo das máquinas a vapor, outras tecnologias surgiram e desenvolveram novos mercados em várias partes do mundo. Agora, estamos diante de mais uma dessas vastas mudanças que tem acontecido: a moedas criptografadas, ou criptomoedas.

Criptomoedas que, aliás, ganharam o cenário público mundial nos últimos anos quando a bitcoin – a maior representante do poder financeiro dos cripto ativos – se tornou o ativo que mais se valorizou em relação ao ouro. Um aumento de 226%, desde agosto de 2020.

Entretanto, apesar da valorização das criptomoedas tomar conta do debate financeiro em todo mundo e das notícias de que jovens se tornaram milionários ao comprar Dogecoin, por exemplo, pouco é debatido sobre as funções dessas moedas tecnológicas.

Porém, é justamente na forma como as criptomoedas funcionam que está o segredo da prosperidade das pequenas e médias empresas.

Informação é a chave

Investir em criptomoeda se tornou moda e a capacidade de armazenamento de informação é o motivo pelo qual as criptomoedas, em especial a bitcoin – dado que está mais do que popularizada -, se tornaram tão atrativas no mercado financeiro.

É bem simples. Ao comprarmos uma criptomoedas um registro é criado no sistema de dados dessa tecnologia. A blockchain, como é denominado esse sistema, é uma cadeia de dados altamente segura e que protege tudo o que é nela inserido.

Idealizada por Satoshi Nakamoto, a tecnologia blockchain e a bitcoin nascem como uma necessidade de criar uma cadeia de dados insuperável e altamente complexa, de modo a impossibilitar alterações e invasões.

Diferentemente de um arquivo em papel, que pode queimar, ser rasurado, se perder ou ter a tinta apagada, alterando o conteúdo e perdendo-se a informação, com a blockchain essas mudanças são impossíveis. De modo que toda a cadeia informativa é guardada para sempre.

Como a blockchain pode ajudar seu negócio?

Em um futuro próximo, as criptomoedas serão um meio de troca entre vários serviços. Isso já pode ser observado em alguns espaços, como sites de viagens e casas de apostas. Com o tempo, será possível comprar qualquer produto ou serviço valendo-se de cripto ativos.

Dessa forma, o intenso fluxo de criptomoedas entre os consumidores e empresários vai criar uma rede de dados nunca antes vista na história da humanidade. A partir da análise de uma blockchain, será possível encontrar padrões de comportamento, gostos de consumo, tipos de produtos mais adquiridos.

Tudo estará registrado nas criptomoedas, e o melhor: de uma forma democrática, afinal as pequenas e médias empresas terão acesso ao mesmo tipo de informação que as grandes empresas e multinacionais, e sem qualquer possibilidade dos dados serem alterados.

Assim, de posse das informações contidas nas criptomoedas, o pequeno e médio empresário terá, ao mesmo tempo, um valoroso ativo financeiro e com ampla aceitação no mercado, além de acesso aos padrões de consumo dos consumidores.

Se prepare para o futuro em blockchain

Você pode até relutar em mergulhar no mercado de cripto ativos, pesquisar o Dogecoin preço e ficar em dúvida qual o momento ideal para adquirir criptomoedas. Entretanto, não se pode duvidar do papel revolucionário que essas tecnologias causaram em vários níveis, inclusive, para os pequenos e médios negócios.

Portanto, com a popularização da blockchain, uma tecnologia capaz de armazenar uma infinidade de dados, um novo mundo de oportunidades surge no horizonte. As criptomoedas e outras criptomoedas se tornaram ativos valorosos para toda a indústria tecnológica e até mesmo para comércios e lojas de bairro. Assim como àqueles pequenos empresários que souberam aproveitar a impulsionou dada pelas novas máquinas a vapor, quem entender o papel que o blockchain vai exercer nos próximos anos estará preparado para dar um salto econômico poucas vezes visto.