103 views 4 mins

Dicas para os líderes ficarem atentos às pautas ESG

em Negócios
terça-feira, 27 de dezembro de 2022

A palavra liderança trouxe mais reflexão depois do último jogo do Brasil na Copa do Mundo, principalmente pela conduta do técnico Tite, que deixou a desejar para muitos brasileiros. A reflexão que fica é: O que esperar de um líder dentro e fora dos gramados?

Deixo aqui cinco dicas importantes do porta-voz Claudinei Elias, especialista em alta gestão para liderança pela Yale School of Management, e também CEO e Fundador da Bravo GRC, empresa pioneira em tecnologia e consultoria especializada na implementação e oferta de soluções de Governança, Riscos, Compliance e ESG, em relação à liderança e mercado ESG no próximo ano.

  1. – Você conhece bem a sua empresa? – As práticas ESG podem ser incorporadas em qualquer empresa e de todos os portes, porém, é necessário que o gestor entenda do seu próprio negócio e conheça mais o papel dele como parte de uma sociedade. Incorporar as práticas ESG dentro de uma corporação exige planos de estratégia e de execução e devem estar muito bem alinhados à gestão e uma boa governança.
  2. – Criar. Sempre ter um plano estratégico – Se é preciso criar um plano estratégico antes de qualquer tipo de execução, com as práticas ESG não poderia ser diferente.
    Após a análise do conhecimento da empresa, o líder não deve ter a pauta ESG só da “boca para fora”.

Colocar na mesa quais os objetivos que levam a empresa a incorporar essas práticas, assim como as metodologias que deverão ser utilizadas, e os investimentos que fazem parte desse processo, são alguns dos principais tópicos para a equipe compreender melhor o que será, de fato, feito.

  1. – ESG para quem? – Muito se fala em ESG, mas pouca coisa é realmente efetivada – “o greenwashing que o diga”! A tendência é que o assunto “greenwashing” continue em 2023. Além dos tópicos ambientais, outros termos da sigla (social e governança) devem estar em equilíbrio.

A governança é o valor que permite que a empresa tenha um objetivo claro e forte, e seja transparente em sua gestão. Já envolvendo a parte social da sigla, temos uma vertente muito ampla, que consiste em uma abordagem para a diversidade e inclusão, e suas responsabilidades com os próprios clientes.

  1. – De olho na Descarbonização – Com a volta presencial da COP 27, um dos temas mais relevantes foi a descarbonização do planeta, por ser uma das soluções da mudança climática. Um bom líder fica atento às tendências e planeja o futuro da sua corporação. Fique de olho, pois a “descarbonização” também é um dos temas pautados para 2023

5ª. – Um bom negócio alia-se a outro – A partir do momento que um líder se preocupa com as práticas ESG dentro da empresa, a preocupação deve se estender aos seus fornecedores. Por isso, uma das soluções é criar um portfólio de fornecedores e clientes também engajados ao ESG, incentivando as organizações em geral a investirem em ações mais sustentáveis. – Fonte e mais informações: (https://www.bravogrc.com/).