132 views 6 mins

Conheça as opções de empréstimo para autônomo

em Negócios
sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Atualmente, com o aparecimento de novas fintechs e instituições financeiras, a possibilidade de crédito para autônomos tem aumentado. Consequentemente, encontrar condições mais atrativas está cada vez mais fácil, mesmo sem a necessidade de comprovar renda, utilizando outras formas de dar a garantia para as credoras.

Como contratar

Ao decidir realizar um empréstimo para autônomo, o primeiro ponto que deve saber é que as taxas de juros poderão ser mais altas do que as utilizadas em um crédito com comprovação de renda. Essa é uma garantia que o banco terá de que o cliente tem condições de pagar o valor das parcelas dentro do prazo determinado.

Alguns dos documentos necessários para requisitar um empréstimo são:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência

Existem casos em que as empresas também poderão solicitar indicações de contatos pessoais para a confirmação cadastral, como uma outra forma de garantia de que de fato o consumidor é alguém confiável.

Nos bancos tradicionais, é importante estar preparado para lidar com as outras exigências e documentações exigidas para o processo de avaliação. Como por exemplo:

Comprovante de Renda

Será necessário separar os extratos bancários com o histórico de rendimento de pelo menos seis meses. Imposto de Renda e notas fiscais de serviços prestados pelo profissional recentemente também são informações que podem ser úteis para demonstrar ao banco a capacidade de quitar a dívida dentro do prazo estipulado.

Realização de análise de Crédito

Que é uma importante metodologia para a validação de crédito, é preciso que seja planejada previamente com muita atenção. No procedimento, a instituição financeira avalia e mensura a capacidade de pagamento do valor emprestado, pendências jurídicas antigas e outros empecilhos que podem vir a ser determinantes no acesso do beneficiário ao crédito.

Já a análise para autônomos têm critérios diferentes em relação àqueles que possuem renda fixa, de modo que a empresa bancária aprova ou nega o empréstimo de acordo com o histórico de movimentação bancário do profissional nos últimos seis meses. Para isso, o processo inclui levantamento de extratos, análise de notas fiscais de serviços prestados e declaração de Imposto de Renda.

Crédito para autônomo

É possível os profissionais autônomos obterem um empréstimo. Entretanto, é preciso montar um planejamento financeiro bem estruturado e se organizar para não acabar com mais uma dívida que não conseguirá quitar.

Essa modalidade de empréstimo exige mais cuidado do que o normal, uma vez que as taxas de juros aplicadas podem ser mais altas. Então, fique atento às condições e pesquise a melhor opção para o seu caso.

Mantenha o seu cadastro Positivo

O Cadastro Positivo funciona como uma base central de dados do consumidor, reunindo todas as contas que são pagas pelo mesmo dentro do prazo. Desta forma, é possível provar que alguém é um bom ou mau pagador. Quanto melhor seu posicionamento, mais chances de conseguir um empréstimo com facilidade e maior a possibilidade de obter taxas de juros reduzidas.

Algumas opções disponíveis

Existem as mais diversas linhas de crédito no mercado, variando de acordo com o que o consumidor procura e com o que se encaixa melhor em seu bolso. Para os autônomos, não seria diferente. Muitas delas já aceitam a liberação do empréstimo sem uma comprovação de renda fixa mensal, utilizando outros métodos para essa função.

Crédito pessoal

O empréstimo pessoal é menos burocrático, porém, possui as maiores taxas de juros do mercado. Sua contratação é simples e o crédito pode ser utilizado para qualquer finalidade, sem ter que especificá-lo à instituição financeira. Para a concessão, o autônomo precisará apresentar uma comprovação de renda através de extratos bancários dos últimos meses.

Empréstimo com garantia de imóvel

O cliente oferece um bem, que pode ser um imóvel pessoal ou comercial à instituição, que por sua vez, com isso o risco de inadimplência é menor e por isso as taxas de juros são menores. O pagamento é facilitado em parcelas com prazos maiores e taxas de juros menores. Essa modalidade de crédito pode ser facilmente encontrada em fintechs como a CashMe que é especializada neste segmento de empréstimo.

Como o risco de inadimplência da operação é baixo, as taxas de juros estão entre as mais baixas do mercado. O pagamento pode ser feito em parcelas com juros ainda menores e os prazos podem chegar a 20 anos, dependendo do acordo com a empresa bancária escolhida.

Caso tenha se interessado por essa opção, e possua um negócio, veja também como conseguir empréstimo para MEI. Pois essa pode ser uma opção muito vantajosa para o seu negócio.