De acordo com a pesquisa Global Innovation 1000 da Strategy &, empresas que investem consistentemente em inovação têm um desempenho financeiro significativamente melhor. Em um ambiente global mutável e desafiador, a McKinsey revelou que 84% dos executivos globais acreditam que a inovação é fundamental para o crescimento estratégico de suas empresas.
E para desenvolver a cultura de inovação nas empresas, os líderes não devem ficar restritos apenas ao seu ambiente corporativo e setorial. Nesse sentido, a troca com outras lideranças, por meio de networking, deixou de ser apenas uma prática ocasional para se tornar uma estratégia de negócio. Hoje as oportunidades e as novas ideias são criadas por meio de relacionamentos sólidos e colaborações estratégicas.
Com isso em mente, a empresária e fundadora do hub de networking de lideranças da nova economia Future Is Now reuniu 4 dicas de como inovar nos negócios a partir das vivências e experiências dos líderes que fazem parte da instituição. Confira:
- – Abraçar uma abordagem disciplinada e estruturada – A profissional defende, em primeiro lugar, que, quando se trata de impulsionar iniciativas de inovação, é essencial que executivos e equipes operacionais reconheçam a importância de adotar uma abordagem eficaz. Isso implica em implementar ferramentas e processos adequados que deixem o trabalho mais eficiente e organizado.
- – Trazer novas contribuições para o negócio – Promover a inovação requer abertura para novas contribuições. Contar exclusivamente com equipes de pesquisa e desenvolvimento para impulsionar isso é uma falha. Nessas situações, é fundamental aproveitar a inteligência coletiva de toda a organização, envolvendo membros de todas as equipes em discussões sobre inovação.
- – Estimular uma cultura empreendedora – Para impulsionar a inovação, é crucial cultivar uma cultura de empreendedorismo, garantindo que os funcionários adotem uma mentalidade de verdadeiros inovadores no mundo dos negócios. Isso envolve promover a originalidade como um fator essencial, encorajando o público interno a expressar suas opiniões e defender seus pontos de vista.
- – Priorizar as necessidades do cliente – É crucial evitar se limitar apenas à inovações. Embora elas sejam importantes nos negócios, é essencial focar nas necessidades e expectativas do cliente. É fundamental levar uma organização de acordo com o seu público foco, garantindo sempre extrair melhorias das ideias que vêm do clientes. – Fonte e informações: (https://www.futureisnow.group/);