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Compras online: cuidados para não cair em furadas!

em Negócios
sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Todos os dias, encontramos na internet diversas opções e facilidades para realizar compras e fazer bons negócios. Pesquisar preços em vários lugares, comprar e receber o produto em casa são possibilidades que só o mundo virtual proporciona.
Entretanto, pessoas que agem de má fé existem por todas as partes e os golpes do comércio eletrônico são uma triste realidade.

Eletrônicos, passagens áreas e serviços são as campeãs em denúncias de fraude na internet. Alguns sites se disfarçam de lojas de vendas quando na verdade possuem a intenção de aplicar um golpe no cliente. Outros podem roubar seus dados, clonar seu cartão e através de promoções tentadoras para aqueles que agem por impulso ao se deparar com um grande desconto, roubar grande parte do seu dinheiro. Fique atento!

Separamos abaixo 7 dicas preciosas para o consumidor não cair em furada:

  1. – Verifique o site – Se você nunca ouviu falar dessa loja antes, tome cuidado e pesquise imediatamente para descobrir o que os outros dizem. Os objetos vendidos eram realmente como diziam no site? Alguém já teve problema na entrega? O produto chegou dentro do prazo? Você pode buscar pela empresa no site do Reclame Aqui e ver todas as avaliações dos clientes para checar se aquela loja realmente é segura ou não.
  2. – Analise a conduta do lugar – Chegou uma promoção imperdível no seu celular com o link da loja? Desconfie! Para pra pensar: não é normal, por exemplo, que todos as lojas estejam cobrando R$1.500,00 por um frigobar enquanto apenas esse site ofereça o mesmo produto por R$ 400! Grandes promoções parecem ser uma boa para economizar dinheiro, mas podem ser uma grande roubada.
  3. – Olá, tem alguém aí? – Cheque sempre se o site tem alguma forma de contato com o cliente no pós-compra. Desconfie de sites que não oferecem telefone, endereço físico e de e-mail para clientes tirarem dúvidas e resolverem eventuais problemas.
  4. – Atente à qualidade dos textos – Erros grotescos de português não são comuns em sites verificados. Fotos de má qualidade também são indicativos de que o site não é competente, construídos de forma amadora e com uma única finalidade: tirar dinheiro das pessoas.
  5. – Peça indicações – Parentes e amigos que estão acostumados a fazer compras na internet são bons aliados. Isso porque você vai saber melhor sobre a qualidade e competência desta loja com mais proximidade, antes de fazer sua escolha.
  6. – Guarde os comprovantes de compra – Assim como compras em lojas físicas, guardar os comprovantes digitais também é uma medida de segurança. Normalmente, os sites enviam a Nota Fiscal para o seu e-mail assim que a compra é finalizada, junto com o status de entrega do pedido. Fique sempre atento ao recebimento deste comprovante!
  7. – E por fim, fique de olho na certificação digital do site – As lojas virtuais que se preocupam com a segurança de seus clientes buscam obter esses selos e certificações digitais, pois eles protegem os dados fornecidos pelo comprador. Confira sempre se a página inicial apresenta essa informação. Além disso, os endereços de sites de comércio eletrônico devem começar com “https” e não “http”.

Aproveite essas dicas, siga sempre atento e boas compras! – Fonte: Déborah Ribeiro, Letra Comunicação e Marketing.