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Como se destacar na Black Friday, a data mais concorrida do varejo?

em Negócios
terça-feira, 03 de novembro de 2020

Thiago Santos (*)

A Black Friday está consolidada como uma das datas mais importantes do varejo. Com esse título, ela também se torna uma das mais disputadas, onde chamar atenção do cliente é um grande desafio e um ponto importante para garantir o sucesso das vendas. Na sexta-feira de ofertas, os clientes são bombardeados com anúncios e os maiores players do mercado são os que conseguem destaque, porque possuem maior poder de compra de mídia, seja ela online ou offline.

Por esse motivo, a dica inicial é que se você quiser se destacar e garantir uma audiência para vender na Black Friday, o momento de conquistar o seu cliente é agora. Comece com antecedência de algumas semanas a captar uma base de interessados nas suas ofertas. Para captação de público as ferramentas são variadas, desde o preenchimento de formulários, até ações com influenciadores.

É muito importante que todos os acessos que receber nesse “aquecimento de base” seja gravado em suas listas de remarketing, que também solicite ao cliente a permissão para envio de e-mails promocionais, para que no dia das promoções a sua comunicação chegue até ele. Se você fez bem o trabalho de captação, você terá uma base sólida para se comunicar.

Focando sua energia e investimento na reativação dessa base, conseguindo com isso impactar os clientes certos com maior eficiência. Sendo assim, recomendo que parte dos seus investimentos sejam em mídia de remarketing e mídia display, para que você impacte novamente essas pessoas que foram captadas. O investimento deve ocorrer também na estratégia de comunicação direta, seja e-mail marketing, SMS ou Whatsapp.

O importante é usar todos os recursos que você possui para se comunicar novamente com essa base. Outro ponto importante é: “Onde essa base vai aterrizar no seu site?” ou seja, para onde você direcionará os clientes. É importante que seu inventário e vitrines estejam organizados. Colocando em evidência o que você tem mais estoque, aumentando assim a oportunidade de escoamento e de ter um bom resultado de vendas nesta data.

Para finalizar com chave de ouro, cuide muito bem do pós-venda. Garanta uma boa entrega, uma comunicação clara e suporte para esses consumidores que dessa forma eles podem ser fidelizados e gerar resultados o ano todo.

(*) – É fundador e CEO da e-thinkers, empresa de gestão de e-commerces de marcas premium, referência no segmento de moda de luxo (www.e-thinkers.com.br).