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Como organizar a gestão de estoque do seu e-commerce? 5 estratégias de gerenciamento de produtos

em Negócios
quinta-feira, 01 de junho de 2023

Clóvis Souza (*)

Em uma sociedade pós-pandemia, as lojas virtuais se tornaram tão comuns que parecem ser acontecer de forma automática. Quem não vive esse desafio não costuma pensar nas dinâmicas de administração desse tipo de negócio. Se do lado do consumidor tudo parece muito fácil, o mesmo não pode ser dito por parte de quem cuida do site.
Um dos pontos essenciais para garantir uma gestão inteligente do e-commerce é o controle de estoque. Do ponto de vista histórico, isso não é exatamente novidade. Há anos essa é uma tarefa feita por supermercados, atacadistas e qualquer varejo que venda produtos físicos. No entanto, a dinâmica é um pouco diferente quando falamos do ambiente digital.
O modelo online tem algumas exigências mais específicas, como a necessidade de manter um controle dinâmico dos níveis de produtos. Do contrário, há o risco de diversas pessoas efetuarem uma compra ao mesmo tempo, mas não haver mais a disponibilidade daquele item, por exemplo.
Confira aqui cinco estratégias para gerenciar a quantidade de produtos, garantir uma boa relação com o consumidor, ter boa avaliação na web e, claro, vender mais!

  1. Automação
    O gerenciamento de mercadorias envolve muitas etapas. Por isso, é fundamental utilizar ferramentas que te auxiliem nesse processo. No universo digital, existe uma agilidade que não permite o controle manual dos estoques. Nesse contexto, a automação é o que vai garantir organização e, consequentemente, satisfação do consumidor. A melhor maneira de garantir esse domínio em tempo real, com o mínimo índice de erros, é utilizar softwares especializados em manuseio e alerta sobre entrada e saída de produtos na loja virtual.
  2. Atenção à validade
    Não adianta controlar o que entra e sai da loja e enviar produtos com defeitos ou fora da validade. É fundamental ter atenção aos produtos perecíveis. Se eles estragarem antes que você os venda, haverá prejuízo. Por isso, não deixe de considerar esse detalhe quando planejar suas compras.
  3. Fornecedores de confiança
    Encontrar bons fornecedores torna a vida de qualquer empreendedor mais fácil. Investir nessa parceria e ficar atento aos prazos de pagamento, à logística e à entrega dos produtos é essencial para tirar um obstáculo da frente e focar em seu core business.
  4. Comunicação clara com o cliente
    Após a compra, é fundamental manter o consumidor atualizado sobre o processo de envio do pedido. Isso inclui etapas como a disponibilidade de mercadorias, a aprovação de compra e de pagamento e o envio para a transportadora. Nessa etapa, enviar um código de rastreio de encomenda também é importante para que o cliente acompanhe a operação com transparência. Além disso, é muito importante informar o consumidor se ocorrer algum problema durante esse percurso para manter sua credibilidade e evitar transtornos ao público.
  5. Mapeamento e integração
    Mapeie e integre sua operação. Se você faz controle de estoque, também controla dados sobre as vendas do seu negócio. Com informações exatas sobre quais são os produtos com maior e menor saída e com que frequência cada item tem que ser reposto, seu empreendimento pode sair na frente. Descobrir isso é simples: basta analisar o histórico de vendas. A integração também possibilita uma maior sinergia com sua área de marketing e vendas para, por exemplo, realizar promoções de queima de estoque quando há muito produto parado, ou investir naquele produto que tem maior demanda. Além disso, esse conhecimento do seu processo viabiliza campanhas mais assertivas nas datas sazonais.

(*) É fundador da Giuliana Flores, maior e-commerce de flores do país, ocupando 65% no Brasil de market share no Brasil, com mais de 600 mil entregas feitas por ano – [email protected]