91 views 4 mins

Como começar um negócio com pouco dinheiro

em Negócios
quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

É no Instagram, divulgando o seu dia a dia, que Frederico Flores (*), empreendedor e dono do perfil @orealempreendedor, atinge mais de 2 milhões de pessoas por semana. Por meio de conteúdos como dicas e mentorias para pessoas que querem levar uma empresa para outro patamar, o influenciador vem popularizando e democratizando o acesso à educação e informação de qualidade na área de negócios.

Seu perfil, que começou em meio a pandemia para compartilhar o dia-a-dia de um empreendedor real, já conquistou mais de 285 mil seguidores. De acordo com levantamento recente da página, “como começar um negócio com pouco dinheiro” é uma das principais dúvidas e o tema mais pedido para a produção de conteúdo nas redes sociais. “Onde ter ideias para empreender” e “dicas sobre investir ou empreender” aparecem no TOP 3 de assuntos mais comentados.

“Quando eu me disponho a compartilhar a minha vida, minhas dicas e minhas orientações de forma gratuita, vejo que essas contribuições ajudam as pessoas a tomarem as melhores decisões, a se inspirarem para empreender. Isso é algo poderoso e sou muito feliz por estar influenciando a vida das pessoas positivamente, vendo que elas querem aprender e estão em busca de soluções para se tornarem donos dos seus próprios negócios”, comenta.

O empresário começou a empreender aos 19 anos vendendo cursos de DJ na internet. Hoje aos 33, já vendeu duas empresas por mais de R$70 milhões. Uma delas, inclusive, para o Mercado Livre. Com isso, o especialista dá dicas para quem quer começar a empreender:

  1. – Por onde começar? – A característica mais importante para um negócio é ter paixão pelo projeto para então colocar a mão na massa e dar início ao planejamento. O empreendedor iniciante precisa estar animado com seu projeto, de maneira que brilhe os olhos. “Comece olhando as oportunidades ao seu redor: veja os serviços e produtos que você consome. Entenda como eles são vendidos e tente entender se algum deles chama a sua atenção para fazer igual ou querer melhorá-lo”, completa.
  2. – Ideias de negócio – É essencial entender a concorrência e o mercado na hora de abrir sua empresa. Faça uma pesquisa para se tornar um especialista no assunto. Uma dica interessante para empreendedores iniciantes é resolver problemas grandes de nichos pequenos. Como os gigantes do mercado já são mais generalistas, sobra para o pequeno empreendedor o trabalho de mapear problemas em nichos específicos e propor soluções. Isso é rentável.
  3. – Habilidades essenciais – As habilidades mais importantes para um empreendedor são: resiliência e a criatividade para pensar em soluções enquanto a maioria vê apenas problemas. Podemos associar a resiliência à quantidade de desafios e adversidades que uma pessoa é capaz de superar. Além disso, a rapidez com que acontecem as mudanças hoje pede que o empreendedor tenha um potencial criativo para improvisar. Com isso, a criatividade deixou de ser apenas um privilégio de algumas profissões, mas sim uma habilidade essencial.

(*) – É CEO da Scaleup – plataforma de empreendedorismo 100% digital que tem como objetivo popularizar a educação para empreendedores.