78 views 4 mins

Como as MPEs podem usar o Pix com os seus clientes

em Negócios
terça-feira, 15 de junho de 2021

Pagamentos em tempo real e a disponibilidade 24 horas por dia, em todos os dias da semana, são algumas das principais vantagens que o Pix oferece. Desde que o meio de pagamentos instantâneos foi lançado, há quase sete meses, o Sebrae propaga os benefícios dessa alternativa para os pequenos negócios. Para as micro e pequenas empresas, essa nova modalidade de pagamento, criada pelo Banco Central (BC), ajuda em vários aspectos, como no controle do fluxo de caixa.

“No final do dia, o dono do estabelecimento tem condições de ver quanto tem na conta bancária. Como os recursos são transferidos em poucos segundos, o empreendedor consegue ter mais controle do cenário financeiro da empresa diariamente”, explica Cristina Araújo, analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae. De acordo com ela, os benefícios do Pix contribuem diretamente para a tomada de melhores decisões para o negócio.

“É importante que as empresas criem, inclusive, promoções e campanhas com o intuito de estimular os clientes a pagarem com o Pix”, acrescenta. Torna-se indispensável que as MPEs pesquisem as melhores tarifas e condições do serviço junto as Instituições Financeiras participantes. “O próximo passo, para começarem a receber com o Pix, é escolher o prestador de serviço de pagamento e, logo após, fazer a integração com sistemas de automação, caso possua; e, depois, é só começar a receber com o Pix”.

Na prática, o Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. Ele facilita a transferência de valores entre pessoas, o pagamento de contas e o recolhimento de impostos e taxas de serviços. Para usar o sistema de pagamento, é essencial que o pagador e o recebedor possuam uma conta em banco, fintech ou instituição de pagamento.

Também é necessário ter um aparelho celular em mãos ou computador para acessar o aplicativo ou internet banking do seu banco. As transações via Pix podem ser feitas por meio da chave Pix, QR Code ou Chave Aleatória. Confira cinco benefícios do Pix para as MPEs:

1- Velocidade de disponibilização dos recursos na conta do recebedor: os recursos são creditados em até 10 segundos, em 99% das transações.

2- Custo baixo: fazer um Pix para pessoas físicas sempre é gratuito.

3- Disponibilidade: o Pix pode ser feito 24 horas por dia, em todos os dias do ano, incluindo sábados, domingos e feriados.

4- Multiplicidade de casos de uso: o Pix atende a todo e qualquer pagamento ou transferência feita hoje no Brasil, incluindo transferências entre pessoas, entre empresas, quitação de faturas e pagamentos ao governo.

5- Conveniência: o Pix pode ser usado com cadastramento de chave de número de aparelho celular, CPF ou leitura de um QR Code.
Saiba mais sobre o PiX neste vídeo do Canal do Sebrae no Youtube.
Fonte: AI/Sebrae.