O engajamento do Instagram tem caído cada vez mais e a plataforma favorece conteúdos de Reels, numa clara competição com o TikTok, de modo que entender como usar a rede social a favor do próprio negócio é crucial. Por isso, o especialista em marketing digital Samuel Pereira (*) dá dicas sobre aqueles erros que podem destruir seu trabalho por engajamento.
“A minha missão é orientar cada vez mais os empreendedores a usarem o poder da internet e das redes sociais para conseguirem escalar ainda mais o seu negócio, aumentar suas vendas e ter mais tempo de qualidade com a sua família. Engajamento não é apenas curtida ou comentário, mas também vendas”, comenta o também autor do bestseller “Atenção! O Maior Ativo do Mundo”.
Confira os cinco erros fatais para seu Instagram:
- – Esquecer a criação de cultura – É preciso “provocar” os seguidores no sentido de fazer com que interajam. Quanto mais você mostra para eles a importância dessas interações com o conteúdo e devolve na mesma intensidade, você vai criando uma cultura de que, no seu perfil, é interessante participar.
- – É preciso quebrar o gelo com o público, como você faria no momento de uma palestra, por exemplo – Sentimento, emoção e envolvimento são pilares essenciais. Mostre para os seguidores que é essencial o que você espera deles, afinal, audiência é relacionamento.
Reconhecer esses seguidores com conversas, presentes e trocas, faz com que sejam parte do seu processo e se sintam valorizados. Mesmo que você tenha apenas três seguidores engajados, dê valor a eles. As pessoas gostam disso. Muito disso tem a ver com entender o comportamento humano.
- – Não ter chamada para ação (CTA) – O famoso “deixe seu comentário” é crucial. Se você não está fazendo, está deixando de ter engajamento. Cada vez que o perfil faz essa chamada, está também criando cultura e começa a envolver mais os seguidores.
- – Não ter linha editorial definida: “sobre o que eu falo?” – Quem começa a seguir um perfil tem claro o que quer com isso, portanto, é preciso que você consiga também transmitir o seu conteúdo de forma objetiva. Criar algumas palavras e citações pode ser um diferencial. Instagram é criar movimento.
- – Sair postando aleatoriamente – É preciso ter uma programação de postagens. As pessoas também acompanham o cronograma e esperam por isso. Dizer o que vai acontecer, conectar pontos, gerar algum tipo de curiosidade ou vontade de saber o que vem depois pode trazer ainda mais engajamento. Criar um storytelling faz toda diferença.
- – Trazer seguidores que não vão comprar de você – Seguidores precisam dar resultado. Não basta apenas estarem lá se não interagem, geram relevância ou compram. A qualidade dos seguidores é ponto de extrema importância. “O maior conselho que posso dar é reinvestir no seu Instagram, desde a capacitação até o impulsionamento. Ter conhecimento muda o jogo.
(*) – É empresário, investidor e fundador da SDA Holding (https://www.instagram.com/segredosdaaudiencia/).