234 views 2 mins

Centros de distribuição tornam-se protagonistas da economia nacional

em Negócios
segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Estrategicamente localizados, locais de armazenamento e distribuição ganharam papel de relevância para empresas de diversos segmentos

Parte importante para o funcionamento de qualquer empresa da indústria ou varejo é o armazenamento e transporte dos diversos produtos ofertados, principalmente nos marketplaces tradicionais, sendo um dos itens essenciais para a prosperidade do negócio.

Mesmo com a desaceleração do crescimento do e-commerce nacional em 2022, que apresentou alta de apenas 1,6% em comparação aos 41% de 2020, segundo dados da Nielsen|Ebit, o varejo online ainda continua forte no imaginário popular, com grande participação da indústria neste processo.

Os centros de distribuição desempenham papel fundamental no êxito logístico e de vendas, pois é por meio deles que qualquer produto é entregue ao cliente final, seja ele outra empresa ou o consumidor final.

“Os centros de distribuição são hoje grandes agentes da satisfação do cliente, pois a partir de suas localizações geográficas a entrega é feita de maneira mais rápida, e naturalmente o consumidor se sente realizado em receber o produto no prazo e em perfeitas condições”, explica Robson Rizzotto, diretor comercial do FoccoERP, sistema de gestão que fornece soluções para diversos segmentos da indústria.

Nos últimos anos, cidades de todos os tamanhos se tornaram locais estratégicos para a rápida entrega prometida principalmente no e-commerce nacional. Guarulhos, Cajamar, Jundiaí (SP) e Extrema (MG) são alguns dos exemplos de centros de distribuição, que consequentemente se tornaram polos econômicos, por conta da grande movimentação de produtos.

Além da importância para a cidade como um todo, os centros de distribuição auxiliam em todos os processos logísticos de entrega, como recebimento, movimentação, armazenamento, separação e expedição.

“É a partir destes pontos estratégicos que os produtos, cada vez mais desejados pelos consumidores, ou até mesmo por empresas para o impulsionamento do negócio são entregues com maior rapidez e também respeitando todos os processos pertinentes”, comenta Robson.