O mercado de Mobile Marketing vem conquistando cada vez mais espaço no Brasil. Nos últimos anos, o número de apps que executam essas campanhas aumentou em 85% no país, segundo o relatório 2021 State of App Marketing, realizado pela consultoria AppAnnie em parceria com a plataforma AppsFlyer.
A concorrência no segmento vem crescendo junto ao seu rápido desenvolvimento. Por isso, a Appreach empresa especializada em mobile marketing para aplicativos, apresenta quatro estratégias para manter bons resultados nas campanhas do Mobile Marketing.
Confira:
- – Definição de KPIs (tanto no Input como no Output) – Os Key Performance Indicators (KPIs) indicam os valores quantitativos fundamentais que medem os principais processos internos da empresa, possibilitando o acompanhamento e o melhor gerenciamento do nível de desempenho e sucesso das estratégias.
Assim, é possível saber quais são os principais objetivos do produto para trilhar as estratégias iniciais. Input = aquisição do usuário = ROI, Taxa de conversão entre a install e um evento KPI, CPA, entre outros; Output = Retenção, Cohort, ARPU, entre outros.
- – Mapeamento do funil de eventos – É preciso identificar o caminho do usuário até os principais eventos que geram tanto receita para o produto, como também os dados de comportamento dele. Por isso, é importante que todo o passo a passo do processo seja mapeado a fim de entender as necessidades desse potencial cliente, bem como analisar em que momento ele pode perder o interesse no produto para entender o motivo e ajustar com o intuito de contemplar a demanda.
- – Planejamento de implementação – A partir de um estudo técnico que inclui os dois primeiros tópicos, é fundamental escolher qual será o melhor ponto de partida para aquele produto em específico, garantindo que toda a equipe esteja alinhada em relação às metas e desafios.
- – Metodologia de testes pautados em dados – Ter a certeza de que é possível confiar nos dados que estão sendo apresentados na Mobile Measurement Platform (MMP), que é uma ferramenta fundamental para consolidação, atribuição e análise das campanhas.
Em seguida, cruzar com o banco de dados interno do produto para iniciar um processo de otimização e testes focando no atingimento dos KPIs estabelecidos inicialmente. Por fim, dar seguimento na criação de hipóteses e planejar novos ciclos de testes.
Para Mariana D’Avila, Head de Growth da Appreach, cada produto é único e precisa de uma série de entendimentos técnicos, de mercado e de contexto para conseguirmos traçar as melhores estratégias em cada situação. “Apesar disso, existem alguns pontos que são fundamentais para todos em geral, principalmente ter um bom planejamento inicial da campanha”, explica. – Fonte e mais informações: (https://appreach.app/).