79 views 4 mins

Apenas 10% das novas empresas sobrevivem mais de 3 anos

em Negócios
segunda-feira, 25 de março de 2024

Uma pesquisa recente realizada pelo Sebrae aponta que 67% dos brasileiros adultos estão envolvidos com o empreendedorismo, seja à frente do próprio negócio ou pelo interesse em começar um nos próximos três anos. Contudo, o levantamento também pontua que, a cada cinco novas empresas abertas no país, uma fecha logo no primeiro ano e somente 10% delas têm sobrevivem mais de três anos e meio.

Para a educadora financeira Aline Soaper, idealizadora da Healthy Money, empresa especializada no serviço de gestão e assessoria financeira para micro e pequenas empresas, um dos principais desafios encontrados pelos brasileiros na hora de empreender é lidar com a gestão financeira.

“Na maioria dos casos, o empreendedor começa o próprio negócio por necessidade ou pelo sonho de tocar a própria empresa, seja por conta da flexibilidade ou pelo desejo de uma vida melhor. Sobra força de vontade de colocar a mão na massa e fazer acontecer, mas falta conhecimento prévio, principalmente em gestão financeira, que é a base para uma empresa ser sustentável e saudável.

Construir o próprio negócio não é apenas sobre o sucesso imediato, mas sobre criar algo que perdure. E a sustentabilidade financeira não acontece da noite para o dia, requer um planejamento cuidadoso, decisões inteligentes e, acima de tudo, uma visão a longo prazo”, esclarece.

De olho nesses 67% de brasileiros que estão em busca do sonho de empreender, Soaper oferece cinco dicas para ajudar a pavimentar o caminho para a sustentabilidade financeira de um negócio. Confira:

  • Planejamento Financeiro Rigoroso – Entenda as finanças da sua empresa. Elabore um orçamento detalhado e adira a ele, mantendo um controle rigoroso sobre as despesas.
  • Fundo de Emergência – Imprevistos acontecem. Ter um fundo de reserva pode ser a diferença entre superar um período fértil e fechar às portas.
  • Reinvestimento Inteligente – Lucros não são apenas para serem retirados. Eles são oportunidades para reinvestir no seu negócio e promover o crescimento e a inovação.
  • Monitoramento e Ajustes Constantes – O mercado muda, e seu negócio também deve mudar. Esteja sempre atento às finanças da sua empresa e pronto para ajustar estratégias quando necessário.
  • Diversificação – Não coloque todos os ovos na mesma cesta. Diversificar fontes de receita pode ajudar a mitigar riscos e garantir um fluxo de caixa estável.

Outro ponto importante é o empreendedor não ter medo de pedir ajuda, caso necessário.
O dono do negócio não precisa ter conhecimento prévio de todas as áreas de uma empresa para empreender e ser bem-sucedido. Ele pode ter sócios e equipe que o complemente ou até serviços terceirizados de empresas especializadas em consultoria e assessoria de gestão financeira para auxiliá-lo nessa área.

Essas empresas cuidam de todo operacional do dia a dia, além de oferecer estratégias financeiras para que o dono do negócio possa ter liberdade e inteligência de dados para fazer a empresa crescer. – Fonte e mais informações: (https://healthmoney.com.br).