159 views 4 mins

A importância do lifelong learning no ambiente de negócios

em Negócios
terça-feira, 08 de junho de 2021

Aprender novas habilidades é uma necessidade constante e preponderante para o sucesso dos negócios, principalmente em tempos de pandemia, marcado pela instabilidade dos mercados. Nesse contexto, o lifelong learning (aprendizado ao longo da vida) ganha importância e atende às demandas corporativas. A aprendizagem precisa ser encarada como um processo sem fim e o lifelong learning é justamente a habilidade de antecipar, acompanhar e corresponder às transformações do mundo, do mercado e da sociedade.

“Trata-se de entender a vida profissional dos funcionários, a programação de carreira deles, se vão continuar na mesma área ou optar por uma migração. Para um técnico conquistar uma vaga de gerente, deve haver uma capacitação a partir de curso de gestão”, afirma Leonardo Puerta, executivo de contas do atendimento corporativo no SenacSP.

E há ainda o contexto de multiprofissões no qual profissionais deverão ser capazes de navegar em um mundo complexo e altamente mutável; eles precisarão identificar oportunidades e necessidades, se utilizar da inteligência emocional, além de desenharem propostas de solução. O processo de automação, por exemplo, substituirá grande parte dos postos de trabalho no mundo, mas em contrapartida, surgirão novas profissões e haverá a necessidade de desenvolver pessoas por meio de novas ferramentas.

Além dos benefícios da qualificação profissional perpetuados por toda a carreira, o lifelong learning possibilita o fortalecimento de novas conexões e redes de contato, bem como outras habilidades. E durante a pandemia, novas formas de desenvolvimento surgiram, considerando as redes sociais, os vídeos, os livros, o que trouxe uma conexão com o conceito.

“Vivemos em uma nova concepção educacional, também conhecida como educação 3.0, na qual a relação entre escola, conhecimento e aluno vem sendo transformada. O universo virtual ganha força, facilitando o acesso ao conhecimento, independentemente do espaço físico em que as pessoas se encontram nos ambientes formais e informais”, esclarece Leonardo Puerta.

As organizações estão, cada vez mais, buscando parceiros que desenvolvam soluções educacionais customizadas com aprendizado significativo. Para o consultor, é fundamental entender a jornada do aluno e transcender os conhecimentos adquiridos para a melhor prática das atividades.

Também é necessário ficar atento às soluções educacionais que propiciem um ambiente educativo organizado de modo a potencializar a aprendizagem profissional em múltiplos aspectos, tais como relacionamento interpessoal, leitura de mercado, visão global, projeções de futuro, visão empreendedora em sintonia com os múltiplos recursos tecnológicos.

“O principal segmento que vem demandando projetos de lifelong learning refere-se à área de tecnologia, pois há falta de mão de obra qualificada e as companhias estão buscando capacitações para novos funcionários ou mesmo aperfeiçoamento com as tendências de mercado. Outro ponto de destaque é a preocupação das organizações no desenvolvimento de soft skills no contexto das lideranças remotas, por exemplo”, finaliza o executivo de contas do atendimento corporativo no SenacSP. – Fonte e mais informações: (https://corporativo.sp.senac.br/).