Negócios devem estar atentos para não perder as oportunidades do momento
Faltando pouco tempo para terminar o ano, muitas empresas já estão refletindo sobre o que aprenderam nos meses que passaram e o que esperam para o próximo ciclo. Para muitas delas, este é o momento perfeito para tomar medidas mais estratégicas e virar a chave na companhia.
Há algumas mudanças que boa parte das companhias estão fazendo, e merecem atenção especial. Quem ainda não adota essas ações pode estar atrasado ou não se mostrar tão competitivo ao mercado. Confira as principais tendências que já são realidade, mas que ainda podem impactar quem ainda não as colocou em prática!
Gestão de documentos digitais
Apesar de o mundo estar mais digitalizado, e a maior parte das informações não ser mais de papel, ainda não são todas as empresas que possuem um sistema de gestão de documentos. Nessas situações, os arquivos são tão desafiadores do que se fossem físicos, pois não há um grande controle em relação a eles.
O ideal é investir em um sistema que possa rastrear os documentos, e garantir toda a segurança necessária. Além do mais, contar com ferramentas confiáveis que façam as conversões é bastante importante. Em geral, os profissionais mudam o Word para PDF, pois é nesse formato que as informações são transmitidas. Mas é possível converter PDF em Word, para fazer edições, e em outros tipos de arquivos.
Equipes diversas
Contratar pessoas de diferentes vivências vai muito além de prestar um serviço à sociedade, é agregar mais valor para o próprio negócio. Apesar de a palavra diversidade estar em evidência, e estar relacionada com erros do passado, quando os mesmos indivíduos detinham o poder, ela é muito mais benéfica para as organizações do que se imagina.
Quando uma empresa tem em sua equipe profissionais diversos, elas contam com múltiplos olhares sobre produtos e processos. Por esse motivo, elas conseguem ter discussões mais ricas e ter inovações que antes não poderiam ser pensadas, se apenas ideias parecidas fossem consideradas.
Macrogerenciamento
Durante muitos anos, o microgerenciamento dominou as organizações. Saber exatamente o que cada profissional estava fazendo era a medida de sucesso para alguns líderes. Porém, essa forma de controlar o trabalho tem se mostrado cada dia mais falha, e fonte de desmotivação das equipes.
Depois da pandemia e da necessidade de trabalhar de maneira remota, colaboradores e líderes estão percebendo que é possível ser produtivo se tiverem um pouco de liberdade dentro da própria rotina. Além de demonstrar confiança, o macrogerenciamento coloca menos estresse no dia a dia e faz com que os profissionais possam mostrar sua capacidade de maneira mais efetiva.
Experiências imersivas
Outro aspecto que as empresas não podem fugir é com relação às experiências imersivas. Diferentemente de alguns anos que bastava ter um produto interessante ou com preço competitivo para chamar a atenção, agora o público quer ter uma vivência prévia antes de se decidir pela compra.
No setor de cosméticos, por exemplo, já existem empresas que possuem plataformas em que os usuários podem experimentar as maquiagens para ver se combinam com o rosto ou não. No segmento imobiliário, existe algo parecido. A realidade aumentada tem permitido que os futuros compradores possam visitar alguns imóveis antes de escolher quais irão conhecer pessoalmente.
Há várias tecnologias que podem garantir essas experiências. Além do mais, ter um espaço inovador ou, ainda, instagramável, é outro ponto que pode chamar bastante a atenção do consumidor.
Plataforma de estudos
Para as empresas, é muito importante que os colaboradores se mantenham estudando e se atualizando. No entanto, não são todas que incentivam esse comportamento na prática.
O ideal é contar com uma plataforma para compartilhar conhecimentos e cursos. Caso a empresa já realize workshops, eles poderão ser gravados e salvos nesse ambiente. Apresentações de sucesso para clientes e outras informações também merecem ser vistas por todos, pois servem como uma fonte de análise sobre o que deu certo.
Ainda que nenhuma ação seja obrigatória para as empresas, quanto mais elas demoram para inovar, mais tempo levam para obter os benefícios das mudanças. Vale lembrar que o mercado está sempre atento ao que os profissionais e consumidores desejam, então, mesmo que uma organização não faça algo, outra deve fazer.