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5 dicas para expansão de uma empresa para fora do país

em Negócios
quarta-feira, 26 de maio de 2021

Apesar da pandemia causar uma crise sanitária mundial, as startups souberam driblar esses problemas e explorar as inovações que oferecem ao mercado, aumentando seu campo de atuação. Apenas em 2020, elas apresentaram o melhor desempenho em captação de investimentos, de acordo com o relatório Inside Venture Capital Brasil, divulgado em janeiro pelo Distrito Dataminer. Impulsionado pela alta demanda por ferramentas digitais, o setor somou US$ 3,5 bilhões em aportes, 17% superior aos US$ 2,97 bilhões levantados em 2019.

Mas além dessa tendência de crescimento no país, as startups enxergam um novo mercado para ser explorado, o da internacionalização. Dessa forma, a empresa consegue desenvolver uma rede internacional de atuação, aumentando a capacidade de crescimento e garantindo acesso a conhecimentos importantes sobre o mercado em diferentes localidades. Confira abaixo cinco dicas que vão ajudar a sua empresa a migrar para outros países:

  1. Faça uma análise do ambiente interno da empresa e do mercado – O primeiro passo para começar com a estratégia de internacionalização é fazer um estudo da atual situação da empresa. Isso pode ser realizado levantando algumas questões como quais são os objetivos, os interesses nos mercados externos e as estratégias que precisam ser adotadas na expansão da rede de contatos.
  2. Estude regulamentações do seu setor no país de escolha – Além de entender dados mais gerais do seu mercado, é preciso também entender as normas locais e restrições. Afinal, não conhecer os procedimentos burocráticos, os requisitos técnicos, restrições de investimentos e limitação de mão-de-obra estrangeira, pode inviabilizar sua exportação e gerar gastos adicionais.
  3. Identifique os principais desafios – Esses desafios podem estar relacionados tanto ao ambiente externo quanto ao processo de implantação e de manter, de fato, as operações. Para evitar que eles se transformem em algum impedimento ou afetem o alcance dos objetivos, vale a pena dedicar tempo para elaborar um planejamento de riscos.
  4. Defina um planejamento estratégico – Agora que todas as informações foram levantadas, é preciso começar a desenvolver e formalizar o planejamento estratégico para internacionalizar a empresa. É aqui que serão definidos os objetivos, as frentes de atuação e o plano de ação que será adotado.
  5. Prepare a empresa – É nesse momento que começa a parte prática da internacionalização de produto. E como, na grande maioria dos casos, ela requer mudanças nos métodos de trabalho — decorrentes da necessidade de adequação aos padrões de qualidade do exterior —, é preciso começar a aplicá-las. Isso envolve, por exemplo, a mudança nas embalagens para o idioma do país de destino, a utilização de matéria-prima que esteja dentro dos padrões mínimos de qualidade e o cumprimento dos outros requisitos que são exigidos.

Fonte e outras informações: (www.auvo.com).