49 views 2 mins

Vale-refeição e o vale-alimentação ao trabalhador completam 48 anos

em Mercado
quarta-feira, 17 de abril de 2024

No último domingo (14), o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) completou 48 anos de presença essencial no mercado de trabalho formal brasileiro. Em meio a propostas de inovação, o PAT segue com a função social de quando foi lançado: conceder alimentação de qualidade e nutricionalmente adequada para o trabalhador com garantia de destinação específica dos benefícios de refeição e alimentação.

“Trata-se de uma conquista que ganhou papel fundamental ao garantir a segurança alimentar de 20 milhões de pessoas e beneficiar indiretamente cerca de 40 milhões. O impacto socioeconômico é sentido em toda a sociedade e é inegável a evolução que o programa traz para o mercado de trabalho.

Hoje, os benefícios voltados à alimentação estão entre os mais desejados, compõem a renda e são decisivos na atração, retenção e engajamento do profissional. Por isso, algumas propostas de ajustes quanto à utilização dos benefícios são muito positivas, mas precisam ter suas especificações, aplicações e fiscalização melhor esclarecidas”, afirma Camila Nakata, gerente de Relações Institucionais da Pluxee.

Atualmente, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT), os vales-refeição e alimentação são aceitos em mais de 800 estabelecimentos credenciados às empresas de benefícios e incentivos e são usados como meios de pagamento de cerca de 3 bilhões de refeições ao ano. Além disso, geram 2 milhões de empregos em todo o território nacional. – Fonte: (www.pluxee.com.br).