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Serasa Experian ajuda Grupo Mueller a reduzir a inadimplência

em Mercado
segunda-feira, 09 de março de 2020

Foto: Divulgação

A Serasa Experian foi a parceira escolhida pelo Grupo Mueller, reconhecido internacionalmente pelo amplo portfólio de produtos para cozinha e lavanderia, para reformular o seu processos de concessão de crédito, aumentando em 15% as vendas pulverizadas, ao mesmo tempo em que reduziu a inadimplência em 50%. A plataforma de decisão utilizada foi o Gestor de Crédito, que automatizou até 70% das etapas de análise de crédito e trouxe mais performance para os analistas da empresa.

A implementação da solução ocorreu em 2016 e, no ano seguinte, foi adotada uma consultoria completa para readequar as políticas internas à necessidade de atender demandas de diferentes negócios do grupo, com mudanças de perfil dos clientes. Foi este projeto que permitiu o crescimento das vendas pulverizadas feitas por lojistas menores em regiões onde as grandes redes não chegam.

“Com apoio da Serasa Experian, criamos uma sinergia entre as áreas comercial e financeira, em linha com as diretrizes do grupo, levando em conta as necessidades e argumentos dos dois lados. Com isso, as decisões passaram a ser mais bem compreendidas e respeitadas por todos, pois os critérios são muito confiáveis”, afirma o gerente financeiro da Mueller, Marcio Casagrande. “Além disso, tivemos uma redução significativa dos prejuízos com perdas efetivas, o que refletiu positivamente o nosso negócio”, finaliza.

A Mueller expandiu seus negócios principalmente para as regiões Nordeste e Centro-oeste, apostando na proximidade com o lojista empreendedor, “que se tornará um grande parceiro ao longo do tempo”, explica Casagrande. Com a melhor análise de crédito, os limites ofertados cresceram simultaneamente à segurança na tomada de decisão, resultando em mais clientes e ganhos de produtividade.

“Juntos, desenvolvemos não apenas uma política de crédito, mas várias políticas para diferentes públicos a fim de reduzir os riscos de inadimplência e expandir as linhas disponíveis. Afinal, a Mueller passou de uma grande concentração do volume de vendas em grandes players para um cenário pulverizado, vendendo para clientes com ticket médio menor”, explica o Diretor de Plataformas de Decisão da Serasa, Eduardo Castro (AI/SerasaExperian).