260 views 4 mins

Quais são os tipos de investimento imobiliário que existem?

em Mercado
sexta-feira, 23 de junho de 2023

Existem vários motivos para comprar imobiliário: é considerado um dos investimentos mais seguros da atualidade, serve para diversificar o portifólio, e pode até ter impostos mais baratos do que outros investimentos. Mas sabia que existe mais do que uma maneira de investir no mercado imobiliário?

O desenvolvimento de terrenos, os fundos REIT, ou o crowdfunding são três exemplos dos tipos de investimento imobiliário que existem. Neste artigo, vamos aprender mais sobre todos eles.

Investimento imobiliário residencial

O investimento imobiliário residencial é provavelmente o mais familiar de todos. Consiste na aquisição de imóveis com o intuito de os vender ou alugar a pessoas que neles desejem viver.

Existem vários métodos dentro do investimento imobiliário residencial. Os investidores podem, por exemplo, alugar os imóveis a locatários ou renovar um imóvel em mau estado para o vender por um preço superior.

Investimento imobiliário comercial

Este tipo de investimento é semelhante ao investimento imobiliário residencial, mas tem como área o mercado industrial e não o residencial. Trata-se da aquisição de imóveis com o fim de os vender ou alugar a fábricas, superfícies comerciais, ou pequenos comerciantes.

Imobiliário comercial envolve tudo desde alugar um pequeno restaurante a um negócio de família até comprar e vender grandes armazéns para atividades industriais de larga escala.

Crowdfunding imobiliário

O crowdfunding é o mais recente tipo de investimento imobiliario, e consiste em investir em imóveis juntamente com um coletivo de outros investidores. Isso significa que o investidor não adquire a totalidade de um ou mais imóveis, mas sim uma percentagem dos mesmos.

O investimento de crowdfunding e os rendimentos obtidos com o mesmo são ambos divididos por um coletivo de investidores, mas o crowdfunding representa uma oportunidade única de entrar no mercado imobiliário sem gastar uma fortuna. Ou seja: este tipo de investimento imobiliário abre as portas do mercado a pessoas com menos capital, empoderando cidadãos comuns do ponto de vista financeiro.

Investimento imobiliário de desenvolvimento

O investimento imobiliário de desenvolvimento é a aquisição de terras com o fim de as desenvolver. É diferente de renovar uma casa antiga para a vender no mercado residencial porque envolve a totalidade de um projeto de construção; por norma, o investidor compra um terreno vazio e investe na construção de infraestrutura que potencie o mesmo terreno.

O desenvolvimento imobiliário é um negócio difícil porque envolve um investimento avultado e muita pesquisa de mercado.

Fundos de investimento imobiliário (REIT)

Investir num Real Estate Investment Trust (REIT) ou fundo de investimento imobiliário é um método indireto de investimento em imóveis porque não supõe a compra da totalidade ou de uma parte de um imóvel.

Investir em REITs consiste simplesmente em investir em empresas públicas (por via de compra de ações, por exemplo) que detêm um portefólio imobiliário. Quando alguém compra ações de uma empresa pública, está a investir não só na empresa como no seu capital imobiliário.

Os REITs representam uma percentagem significativa dos rendimentos anuais de algumas das maiores empresas do mundo, pelo que investir em ações com boas condições imobiliárias é uma das melhores maneiras de obter dividendos favoráveis no mercado da bolsa.