84 views 3 mins

Preço da carne dispara e brasileiros buscam alternativas

em Mercado
sexta-feira, 08 de novembro de 2024

Não é de hoje que se fala sobre os impactos das mudanças climáticas bruscas que vem afetando o país e o brasileiro já sente no bolso os efeitos. Para além da alta de preços de itens da mercearia básica como café, que sofreu um aumento significativo de 17% no PDV, de acordo com dados da Scanntech, referência em inteligência de dados para o varejo e a indústria, o preço da carne também subiu.

O aumento é reflexo das dificuldades enfrentadas pelos produtores no campo que, impactados pelo clima seco e queimadas, têm reduzido a disponibilidade de animais para o abate, o que contribui para a alta de preço da carne bovina, que estava em baixa no início do ano, começou a subir em agosto, com uma alta de 0,7%, seguida por um expressivo aumento de 7% em setembro.

Em setembro, as vendas de carne bovina registraram queda de 1,8%, uma tendência que se observa no consumo de carne como um todo, com retração de 3,5% no comparativo anual. O cenário também afeta outras proteínas. A carne de frango, apesar de ser uma opção mais acessível, teve um aumento de 11,7% em setembro, o que levou a uma retração de 1,7% no consumo. A carne suína, que enfrentou um aumento de 2,7%, teve queda de consumo menos acentuada de 1,6% no acumulado do ano.

“Em 2024, de janeiro a setembro, o consumo de carne bovina apresentou um forte aumento, de 12,5% diante de uma redução de preços de 4,5% em relação a 2023. No entanto, o aumento de preços de setembro acabou impactando a demanda, levando o consumidor a um maior consumo de outras proteínas como ovos (+27,5%) e peixes (+6,2%), que apresentaram inclusive uma queda de preços em setembro quando comparado ao mesmo mês do ano passado., explica Flavia Costa, Gerente de Estudos de Mercado da Scanntech.

Segundo a executiva, enquanto o consumo de carne bovina aumentou no acumulado no ano face a queda de preços, o consumo de ovos, que experimentou um aumento de preços significativo de 24% no período, registrou forte queda no consumo. No entanto, a queda de preços de 10% no mês de setembro, aliado ao aumento do preço da carne bovina contribuiu para o aumento expressivo, de 27% no mês, na venda de ovos.

Fonte e mais informações: (www.scanntech.com.br/).