197 views 3 mins

Plataforma ‘Restaurante Saudável’ valoriza estabelecimentos sustentáveis

em Mercado
quinta-feira, 21 de maio de 2020

O objetivo é o de avaliar e promover os restaurantes que oferecem alimentação gostosa e facilita os cuidados com a saúde. Foto: restaurantesaudavel.com/reprodução

Uma iniciativa da Associação Brasileira para a Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável (ABPASS), o ‘Restaurante Saudável’, patrocinado pelo Carrefour, busca conscientizar consumidores e profissionais de restaurantes em relação a bons hábitos alimentares. Visa a identificar, avaliar e promover os restaurantes que oferecem alimentação que, além de gostosas, facilita os cuidados preventivos com a saúde.

Na linha de frente estão os clientes de restaurantes que podem tanto recomendar os locais onde gostam de comer, quanto dar notas aos que já estão no site. As avaliações devem ser baseadas em cinco critérios: higiene e segurança dos alimentos, qualidade dos ingredientes, variedade de pratos, técnicas culinárias adequadas e comunicação que incentive refeições saudáveis. A iniciativa é essencial, já que a higiene é o principal fator de proteção da doença e os restaurantes estão em funcionamento por delivery, modelo que requer cuidados com a higiene em diversas etapas do processo.

“O consumo de opções que se enquadram nesses requisitos ampliará os horizontes do público, que entenderá as orientações verdadeiras em termos de alimentação saudável. É comer peito de frango com salada? É comer comida sem sal? Não tem nada a ver, é muito diferente desses estereótipos”, afirma Almir Neto, fundador da ABPASS. O relacionamento entre consumidor e profissional também muda quando se aprende a comer melhor. “Quando a pessoa bem informada for ao restaurante, estará apta a demandar um prato equilibrado, variado, colorido e muito saboroso”, completa Almir.

Vale ressaltar que, no fim do ano, os estabelecimentos do Rio de Janeiro e de São Paulo com as melhores notas vão participar de uma auditoria e concorrer ao ‘Prêmio Abpass-Carrefour Restaurante Saudável’. Além da possibilidade de serem reconhecidos, os profissionais vão entender em que pontos precisam melhorar. Para ajudar nesse processo, o site tem uma área de educação à distância para ensiná-los a escolher e preparar os alimentos de forma sustentável.

“A iniciativa está alinhada ao movimento Act for Food, lançado pelo Grupo Carrefour Brasil em 2018 e que visa à democratização de alimentos saudáveis e frescos, conscientizando a população sobre bons hábitos”, avalia Lucio Vicente, Head de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil. O lançamento oficial da plataforma será no próximo dia 27, às 20h, em live no Instagram @restaurantesaudavel. Saiba mais em (http://www.restaurantesaudavel.com.br/).