124 views 5 mins

Pix e Open Finance: uma parceria transformadora

em Mercado
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

À medida que o cenário financeiro global evolui rapidamente, duas iniciativas brasileiras estão se destacando como peças fundamentais na modernização e integração do setor: o Pix e o Open Finance. Essas iniciativas estão intrinsecamente interligadas, trabalhando juntas para redefinir a experiência financeira dos consumidores e criar oportunidades para inovação.

O Pix, plataforma de pagamentos instantâneos desenvolvida pelo Banco Central (BC), tem se destacado pela agilidade e eficiência nas transações. Em três anos de existência, movimentou R$29,7 trilhões em 66,5 bilhões de transações, conforme a autoridade monetária, e se consolidou como a forma de pagamento mais utilizada pelo brasileiro — isso representa uma média de R$27,5 milhões movimentados por dia. A agilidade do Pix já registrou mais de 150 milhões de transações diárias, e 99% delas são liquidadas em pouco mais de um segundo.

Ao mesmo tempo, o Open Finance visa integrar diversos serviços financeiros, permitindo que os usuários acessem e compartilhem seus dados financeiros de maneira segura entre diferentes instituições. O Brasil tem liderando os avanços na área ao nível mundial e segundo o levantamento realizado pela Ipsos a pedido da TecBan, 52% dos brasileiros estão dispostos a compartilhar dados, enquanto em 2018, quando o levantamento começou, esse número era de 39%. O BC lançou o Open Finance para a população em 2022.

O Pix e o Open Finance possuem diferenças significativas: enquanto o primeiro é utilizado diariamente, o segundo ainda se encontra em fase de desenvolvimento. A previsão é que, quando totalmente desenvolvido, o Open Finance integrará mais soluções ao dia a dia, com destaque para gestão financeira pessoal e iniciação de transações de pagamento. Enquanto isso, o crescimento do Open Finance, tanto já alcançado quanto previsto, posiciona o Brasil como líder nos sistemas de Open Banking ao redor do mundo.

Segundo Alan Mareines, CEO da Lina Open X, “O Pix e o Open Finance caminham lado a lado porque ambos estão centrados na transformação digital e na criação de um ecossistema financeiro mais dinâmico e acessível a todos”. Confira como as duas iniciativas se integram.

  1. – Digitalização e agilidade – O Pix proporciona transações instantâneas, tornando o processo de movimentação de dinheiro mais ágil. Essa agilidade é essencial para atender às demandas dos consumidores modernos. Em conjunto, o Open Finance visa ampliar essa agilidade ao permitir a integração eficiente de uma variedade de serviços financeiros.
  2. – Inovação e novas oportunidades – Ambas as iniciativas abrem espaço para a inovação. O Pix estimula a criação de novos modelos de pagamento, enquanto o Open Finance possibilita desenvolver novos produtos financeiros e modelos de negócios, proporcionando um ecossistema financeiro mais diversificado e competitivo.
  3. – Experiência do usuário aprimorada – Ao unir o poder do Pix e do Open Finance, os usuários podem esperar uma experiência financeira mais fluida e integrada. Pagamentos instantâneos combinados com o acesso fácil a uma variedade de serviços financeiros resultam em uma experiência mais completa para os consumidores.

“A combinação do Pix com o Open Finance é sinérgica. O Pix facilita os pagamentos instantâneos, enquanto o Open Finance promove a interconectividade entre diferentes serviços, criando um ambiente de gestão financeira integrada para os usuários,” destaca Mareines. Além de todos esses benefícios, colocam um foco significativo na segurança das transações financeiras.

“A segurança é uma prioridade. O Pix utiliza tecnologias avançadas para garantir transações seguras, enquanto o Open Finance estabelece padrões e regulamentações para o compartilhamento seguro de dados financeiros,” acrescenta o CEO da fintech. À medida que continuam a moldar o futuro financeiro do Brasil, a colaboração entre essas iniciativas destaca-se como uma abordagem estratégica para impulsionar a inovação e a eficiência no setor.

Essa combinação pode resultar em um ecossistema financeiro mais dinâmico e adaptável às necessidades dos consumidores modernos, sejam eles pessoas ou empresas. – Fonte e mais informações: (https://www.linaopenx.com.br).