76 views 3 mins

Os 6 riscos que mais preocupam as lideranças no curto prazo

em Mercado
segunda-feira, 08 de junho de 2020

O mais recente relatório, produzido pela Zurich Insurance Group em parceria com a consultoria de risco e corretora Marsh & McLennan e o Fórum Econômico Mundial, mostra que, no curto prazo, os riscos de disrupção das cadeias logísticas globais, dificuldades de algumas empresas em se recuperar da pandemia e as crescentes tentativas de fraudes e roubo de dados, estão entre as maiores preocupações das lideranças de empresas multinacionais na Europa, Ásia, África, América do Norte, Oriente Médio e América Latina e Caribe.

Além desses três riscos, a possibilidade de uma recessão econômica prolongada na economia global, o aumento no número de falências de grandes empresas e PMEs, e a restrição de pessoas e comércio entre países são outras preocupações dos 350 executivos que participaram do levantamento em abril. Além do receio de uma recessão global prolongada e alto desemprego, os empresários temem também a ocorrência de um novo surto de doenças infecciosas.

“Este é um importante estudo que traça um panorama dos desafios globais nos próximos 18 meses na visão de grandes lideranças de todas as regiões do mundo, e ajuda as companhias a compreender quais são os seus desafios. Para as empresas brasileiras, é imprescindível rever todas as suas estratégias de gestão de riscos, revisar os seus programas de seguros e estabelecer princípios para proteger e continuar os negócios”, afirma Roberto Hernández, Diretor Executivo de seguros corporativos da Zurich no Brasil.

Segundo o executivo, o relatório COVID-19 Risks Outlook: A Preliminar Mapping and Its Implications (https://bit.ly/3gn4bm1), mostra que a pandemia do Covid-19 vai trazer impactos para os negócios das empresas e para a economia como um todo. Porém, projeta uma perspectiva positiva de que o momento é de ampliar as ações para que se reconstrua um mundo melhor a partir da pandemia. “As organizações que tiverem disciplina e estiverem preparadas para enfrentar este momento, de forma estruturada, terão mais vantagem competitiva após a pandemia”, diz.

Ranking dos riscos:

1 • Possibilidade de uma recessão econômica prolongada na economia global;
2 • Aumento no número de falências de grandes empresas e PMEs;
3 • Crescentes tentativas de fraudes e roubo de dados por conta do maior número de trabalhadores acessando as redes das empresas em trabalho remoto;
4 • Riscos de algumas empresas não se recuperar da pandemia;
5 • Disrupção das cadeias logísticas globais;
6 • Restrição de pessoas e comércio entre países.

Fonte e mais informações: (www.zurich.com).