223 views 6 mins

O que deve incluir no seu CV?

em Mercado
quinta-feira, 26 de maio de 2022

Existem alguns elementos que devem sempre ser incluídos em um currículo, pois fornecem informações importantes para um potencial empregador. Outras coisas não são obrigatórias, mas podem dar a você uma vantagem sobre outros candidatos. Você deve sempre incluir:

●               Seu nome e detalhes de contato

●               Sua experiência de trabalho anterior

●               Suas qualificações, educação e treinamento

●               Suas habilidades mais relevantes

Você também pode optar por incluir:

●               Suas contas de mídia social. Tenha cuidado com isso – compartilhe apenas contas que você gostaria que um empregador em potencial visse!

●               Uma declaração pessoal. Embora não seja um requisito, uma breve declaração pessoal (não mais do que 2-3 frases) é uma boa oportunidade para destacar por que você acha que seria uma ótima opção para o trabalho. Escreva algo específico que mostre como você agrega valor a uma empresa, usando quaisquer conquistas. Por exemplo ” Durante meu tempo na Forton’s, a satisfação do cliente cresceu para 98% ” .

●               Participação em órgãos profissionais. Você só deve incluí-los se forem relevantes para o seu campo.

●               Quaisquer prêmios . Se você recebeu prêmios relevantes para o cargo para o qual se candidatou, por que não destacá-los?

●               Seus hobbies e interesses. Isso permite que o empregador tenha uma ideia rápida de quem você é fora do trabalho e pode ajudá-lo a entender se você será uma boa opção para a equipe dele. Isso não precisa ser relevante para o trabalho, pois é sobre você como pessoa, mas mantenha-o em uma lista breve.

Dicas para escrever um ótimo currículo

Cobrimos a importância de um currículo para ajudá-lo a se destacar para um empregador em potencial, exibir suas credenciais e (espero) conseguir uma entrevista – mas como você escreve um ótimo currículo que os empregadores notem?

Pense no layout e nas fontes

Um potencial empregador notará o layout do seu CV antes mesmo de começar a lê-lo. É importante escolher um layout que apresente primeiro as informações mais importantes e conduza o recrutador logicamente pelas melhores informações. Por exemplo, faz sentido ter seus detalhes de contato no topo para que eles os percebam facilmente. Você pode deixar coisas menos importantes, como seus hobbies e interesses, na parte inferior da página. Você também deve ter cuidado ao escolher as fontes para o seu CV. Use algo legível e profissional, como Arial ou Times New Roman.

Inspire-se

Antes de criar seu currículo, é uma boa ideia dar uma olhada em exemplos de currículos em seu setor e até mesmo para a função para a qual você está se candidatando. Isso lhe dará uma visão geral dos layouts, design e vocabulário que as pessoas tendem a usar e quais informações elas escolhem para dar destaque na parte superior da página.

Ser conciso

Lembre-se de que seu futuro empregador pode ter apenas alguns minutos ou até menos para examinar cada CV e decidir se vale a pena procurar o candidato. Certifique-se de que cada palavra que você colocar em seu currículo o posicione como a melhor pessoa para o trabalho.

Quantifique suas conquistas

Ao listar suas principais conquistas para cada trabalho, seja específico e diga ao leitor exatamente como você agregou valor ao seu empregador anterior. Se possível, use conquistas concretas com números. Por exemplo, não diga ‘aumento das vendas para a empresa’. Em vez disso, diga ‘aumentou as vendas em 24% em um período de 12 meses. 

Revisar, revisar, revisar

Antes de enviar seu currículo para um empregador, você precisa ter certeza de que sua gramática e ortografia estão corretas. Isso significa que você deve revisar seu CV com muito cuidado, várias vezes. Uma ótima dica para ajudá-lo a identificar erros é ler o texto em voz alta para si mesmo ou pedir a um amigo de confiança que verifique para você.