95 views 3 mins

O mercado de lubrificantes para o setor automobilístico

em Mercado
sexta-feira, 12 de novembro de 2021

A indústria automobilística é um dos setores mais fortes de fábricas e responsável por despontar várias tecnologias importantes utilizadas no ramo industrial. Por isso, muitos ramos prestam atenção ao movimento feito no mercado de automóveis.

A produção de um veículo passa por decisões inteligentes e estudadas para garantir maior eficiência e entregar segurança aos usuários.

Desde a lataria, dispositivos de seguranças e testes de funcionamento, cada detalhe faz parte de uma engrenagem complexa de qualidade. Uma delas é a utilização de lubrificantes especiais desenvolvidos cuidadosamente por marcas como Kluber e Rocol para diferentes componentes do veículo. Na carroceria e parte externa é preciso desenvolver um produto que consiga resistir ao sal, água e poeira por muitos anos, além de se adaptar às diferentes temperaturas e manter mecanismos como vidros elétricos e tetos solares funcionando durante toda sua vida útil.

Quando pensamos no interior do veículo, é preciso oferecer lubrificantes que consigam reduzir os ruídos e manter o design planejado pelos engenheiros, atendendo reguladores, botões e maçanetas, tudo isso sem fazer mal à saúde, ser inodoro e não embaçar os vidros. “As soluções são projetadas de acordo com requisitos muito rigorosos e precisam respeitar o atrito e movimento feito pelos componentes ao serem usados”, explica Luiz Maldonado, CEO da Lubvap, distribuidora de soluções de lubrificação.

Os freios, direção e motor são outra preocupação. Com exigências ainda mais específicas, esses sistemas precisam passar segurança ao usuário, com produtos que aguentem as altas temperaturas e não sofram modificação ao entrar em contato com outros produtos que se acumulam nos sistemas. “Lubrificar os motores e engrenagens é sempre um desafio. Essas partes estão sujeitas a uma grande variedade de requisitos e precisam superar desafios para que funcionem corretamente”, finaliza Luiz.

O faturamento da indústria automobilística é de aproximadamente US$ 2,5 trilhões por ano, segundo a Organização Internacional de Fabricantes de Veículos Automotores, e no Brasil esse número ultrapassou os U$ 61 bilhões em 2018 (Anfavea). Nos seis primeiros meses de 2021, 1.074 mil unidades foram licenciadas no país, 32,8% a mais que no mesmo período de 2020, porém, 17,9% a menos que no primeiro semestre de 2019. – Fonte e mais informações: (www.Lubvap.com.br).