116 views 2 mins

Novos golpes de investimento enganam com uso de inteligência artificial

em Mercado
quarta-feira, 31 de maio de 2023

Os pesquisadores da Avast descobriram um novo tipo de golpe, que explora os nomes de celebridades, como o empresário Elon Musk, para atrair as pessoas a investir por meio de uma plataforma de investimento falsa. Desta vez, os golpistas atraem as suas vítimas com o uso de inteligência artificial, com a ajuda da qual a plataforma pode supostamente negociar no mercado de ações e de criptomoedas.
O golpe está sendo espalhado por meio de anúncios no Facebook e Instagram. Clicar no anúncio leva a pessoa a um site que, muitas vezes, imita visualmente meios de comunicação ou sites conhecidos. No texto fictício, celebridades apresentam um método revolucionário para enriquecer rapidamente. O artigo, então, redireciona a pessoa para um portal de investimentos, que a convida a se registrar e, em alguns casos, a pagar por uma taxa de entrada.
“Nas últimas semanas, vimos um grande aumento de golpes, que buscam o dinheiro das pessoas sob o pretexto de um investimento fácil. Os golpistas tradicionalmente contam com a credibilidade de nomes de celebridades, empresas e da mídia, mas agora também estão explorando a popularidade da inteligência artificial como uma tendência atual”, diz Alexej Savchin, Analista Sênior de Malware da Avast. “Aconselhamos as pessoas a desconfiarem de ofertas que pareçam boas demais para ser verdade e invistam apenas por meio de plataformas verificadas.”
Os produtos Avast protegeram mais de 60.000 usuários em todo o mundo contra esse tipo de golpe desde abril, mas o golpe também está se espalhando na Austrália, México, Argentina, Canadá, Espanha, Alemanha, Noruega, República Tcheca e Reino Unido.