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Millennials e Geração Z: o comportamento de consumo no varejo online

em Mercado
quarta-feira, 16 de outubro de 2024

A evolução tecnológica moldou de forma distinta o comportamento das gerações Millennial (nascidos entre 1981 e 1996) e Z (nascidos entre 1995 e 2010), o que resultou em hábitos de compra online distintos, embora com algumas semelhanças. Enquanto os Millennials acompanharam o surgimento da internet, a Geração Z já cresceu imersa no ambiente digital, o que influencia diretamente seus comportamentos de consumo.

Segundo dados do IBGE, a Geração Z representa pouco mais de 10% dos 203 milhões de habitantes no Brasil, impactando cada vez mais o varejo. De acordo com Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina – Soluções em Negócios Digitais, esse público transita facilmente entre o varejo físico e online.

“Por serem nativos digitais, a tecnologia é uma extensão natural da vida desses jovens, que possuem grande habilidade para lidar com múltiplas tarefas simultâneas. No entanto, notamos que os Millennials ainda preferem a conveniência da internet para realizar compras, utilizando diferentes dispositivos”, comenta Garcia.

A principal diferença entre as gerações no varejo online está na escolha dos dispositivos. Enquanto os Millennials ainda fazem uso significativo de computadores, a Geração Z prefere os smartphones. Dados da pesquisa TIC Domicílios reforçam essa tendência. “Os aplicativos móveis oferecem uma experiência mais simples, rápida e personalizada, o que torna o processo de compra mais ágil”, explica Garcia.

Outro ponto de distinção está no comportamento de compra: a Geração Z é mais impulsiva, com propensão a compras imediatas, enquanto os Millennials costumam dedicar mais tempo à pesquisa antes de concluir suas aquisições.

. Gerações com Semelhanças – Embora distintas em alguns aspectos, ambas as gerações estão completamente imersas no mundo digital e preferem realizar suas compras online em vez de em lojas físicas. “Esses consumidores valorizam processos simples, rápidos e sem complicação. Por isso, os varejistas estão continuamente aprimorando suas plataformas digitais para atender a essas demandas”, afirma Garcia.

Além disso, os influenciadores digitais têm um papel crescente em ambas as gerações, com impacto significativo tanto nos Millennials quanto na Geração Z, moldando suas decisões de compra e preferências de marcas. – Fonte e outras informações: (https://petina.com.br/).