Mais idosos no mercado de trabalho: treinamentos devem ser aperfeiçoados

Estudar, ter um plano de carreira, construir uma família, se aposentar e ter uma boa qualidade de vida depois dos anos trabalhados são um dos objetivos de vida mais comuns entre os brasileiros. Porém essas perspectivas tradicionais podem ser alteradas quando há a necessidade ou vontade de permanecer no mercado de trabalho, ainda mais quando se leva em consideração a projeção do IBGE em que, até 2060, serão cerca de 58,2 milhões de idosos no país, número muito maior se comparando com 2018, que não passou de 19,2 milhões.

A faixa etária mais experiente, com 65 em diante, está mais ativa no mercado de trabalho, como mostram os dados mais recentes da Rais. De acordo com o levantamento, em 2017 eram 649.417 mil trabalhadores ativos nesse grupo de idade, já em 2018, o número subiu para 690.657 mil. Comparando os dois anos, a diferença chega a ser de 40 mil ocupados formais no país. A diretora de recursos humanos da RB, empresa de benefícios, Cineide Jorge, explica que o departamento de RH deve estar preparado para receber esses profissionais.

“A companhia tem que ter capacidade para treinar e desenvolver esses colaboradores mais experientes, já que, atualmente, cada vez mais, há no mesmo setor diferentes experiências e gerações. As múltiplas experiências complementam o serviço um do outro. Cabe à gestão de RH da organização desenvolver bons diálogos, contribuir para a integração com a era 4.0, além de promover o relacionamento interpessoal entre ambas faixas de idade”, declara.

De acordo com o Art. 28, da Lei Nº. 10.741, “são necessários estímulos às empresas privadas para admissão de idosos ao trabalho”. Segundo a especialista, o melhor entusiasmo vem de um treinamento diferenciado para o colaborador mais experiente. “É indispensável, desde o processo de recrutamento, que a empresa crie um método especial para esses profissionais. Vale ponderar que os mais experientes não possuem algumas habilidades como as de gerações mais novas. Fonte e mais informações: (www.rb.com.br).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap