39 views 3 mins

Investimento social: como as empresas podem contribuir

em Mercado
quarta-feira, 25 de setembro de 2024

O investimento social corporativo (ISC) é uma estratégia em que empresas direcionam recursos financeiros, humanos ou tecnológicos para projetos que beneficiam a sociedade, além de gerar um impacto positivo na área em que atuam.

Esse tipo de investimento vai além da filantropia tradicional, ao ser integrado aos objetivos estratégicos das empresas, buscando resultados de longo prazo para as comunidades e para o próprio negócio. O Grupo +Unidos, é uma associação de empresas que nasceu a partir do desejo da missão diplomática americana com o objetivo de promover uma transformação social no Brasil.

A organização foca, principalmente, em educação, empregabilidade e inclusão produtiva e desenvolvimento sustentável. Desde sua criação, impactou mais de 3,1 milhões de alunos da rede pública de São Paulo e Minas Gerais, com iniciativas voltadas para tecnologia e inovação em parceria com Secretarias de Educação. Além disso, mais de 8 mil pessoas participaram diretamente das ações do grupo.

Os impactos do ISC são amplamente documentados. De acordo com uma pesquisa realizada em 2023 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), empresas que investem em responsabilidade social e ambiental observam maior lealdade de clientes, aumento na motivação dos colaboradores e uma imagem corporativa fortalecida.

Os dados também deixam claro que o investimento social corporativo tem efeitos diretos no desenvolvimento socioeconômico das comunidades, gerando emprego e melhorando o nível educacional das regiões atendidas.

Daniel Grynberg, diretor executivo do Grupo +Unidos, destaca a importância de um investimento social corporativo bem estruturado:

“Acreditamos que as empresas têm um papel crucial na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária. Nosso foco está em ações que realmente transformam a vida das pessoas, especialmente através da educação, que é a base para qualquer mudança duradoura”, diz .

Empresas interessadas em aderir ao ISC podem começar identificando as principais necessidades das comunidades onde atuam, alinhando esses projetos aos seus valores e objetivos de negócios. O apoio pode vir de várias formas: financiamento de projetos, doação de tecnologias, capacitação profissional ou até voluntariado corporativo.

A colaboração com governos e ONGs locais também é uma estratégia eficaz para maximizar o impacto. Ao adotar o investimento social corporativo, as empresas não só contribuem para o desenvolvimento social e ambiental, mas também fortalecem sua posição no mercado, alinhando-se com consumidores e colaboradores que valorizam práticas sustentáveis e socialmente responsáveis. – Fonte e mais informações: (https://www.maisunidos.org/).