119 views 4 mins

Especialista em e-commerce prevê alta de 100% nas vendas da Black Friday neste ano

em Mercado
segunda-feira, 21 de setembro de 2020

A data da Black Friday 2020 já está marcada: 27 de novembro. Estabelecida no calendário nacional como um dos períodos mais importantes para o varejo, a data representa uma excelente oportunidade de vendas para o e-commerce.

Apesar do período difícil, por causa da Covid-19, há consenso de que a Black Friday deverá trazer bons resultados para o comércio. Em 2019, o faturamento chegou em 3,2 bilhões de reais, desempenho que foi 25% maior que o de 2018.

Gustavo Chapchap, que é CMO da Jet e-business e do ZapCommerce, observa que as lojas tiveram que acelerar o seu processo de transformação digital nos últimos meses, então, espera-se que consigam elevar muito mais o faturamento obtido via plataformas de vendas pela internet. “Se a loja tiver bem preparada, imaginamos que possa dobrar as vendas na Black Friday de 2020 em relação ao ano passado. As medidas de distanciamento aumentam ainda mais o potencial das vendas online”, afirma o executivo.

Gustavo Chapchap, CMO da Jet e-business e do ZapCommerce. Imagem: Jet e-business e do ZapCommerce

De acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, de janeiro a maio o e-commerce cresceu 60%, e representa hoje 5,8% do varejo brasileiro. A expectativa é que esse percentual chegue a 8% até o fim do ano.

O executivo, que também é líder do comitê de e-Commerce da ABRADi, observa que, como as pessoas estão precisando economizar, a tendência é a busca por boas ofertas disponibilizadas pelas marcas nessa época.

Um relatório divulgado pela TracyLocke Brasil, em parceria com a Behup, indica que 67% dos brasileiros pretendem aproveitar as promoções da Black Friday 2020.

Porém, segundo Chapchap, é importante que as operações se preparem para a data. “Mais do que em outros anos, é preciso atenção com a precificação dos produtos. No estudo, 59% dos entrevistados afirmaram que a decisão entre lojas físicas e online vai depender dos descontos oferecidos pelas operações”, afirma o líder de e-commerce da ABRADi.

Segundo o especialista, além das recomendações usuais para o evento (como ter produtos em condições promocionais), a Black Friday 2020 exigirá mais atenção com algumas questões e recomenda quatro medidas estratégicas para o sucesso nesse momento:

1 – Em razão das medidas de distanciamento social, os itens domésticos devem ser os mais demandados. Ou seja, vale a pena concentrar as ações de divulgação nesse tipo de produto.

2 – Nas estratégias de comunicação, é preciso diversificar os investimentos em mídia. Redes sociais, serviços de busca, campanhas de e-mail, uso de vídeos, enfim, quanto maior o leque de opções, maiores as chances de bons resultados.

3 – Muitos consumidores estão vivendo suas primeiras experiências com o ambiente digital. Portanto, é prioritário cuidar da usabilidade do site!

4 – Com o fechamento das lojas físicas (ou atuação em horário reduzido), a integração entre os canais tornou-se crucial para as operações. Assim, é importante oferecer opções de compra no e-commerce e retirada na loja. Quem está na loja também deve ter como fazer a compra online, com a assistência do vendedor. Enfim, integração é um conceito chave para o sucesso das operações nesta Black Friday.

Fonte e mais informações: (www.jetecommerce.com.br).