117 views 4 mins

Engenharia 4.0: conheça as tecnologias que estão inovando o setor

em Mercado
quinta-feira, 02 de junho de 2022

A Engenharia 4.0 vem provocando uma verdadeira revolução no setor da construção, otimizando processos nos canteiros de obras, que vão de aspectos operacionais à gestão. Diversas soluções e inovações são responsáveis por automatizar tarefas, reduzir custos e aumentar a eficiência.

Programas de inovação representam a porta de entrada para muitas dessas soluções que buscam se estabelecer no mercado. É o caso do Vetor AG, programa de inovação aberta da Andrade Gutierrez, que já estabeleceu mais de mil conexões com startups e acelerou 30 soluções que estão sendo aplicadas em obras da construtora. Conheça 5 dessas soluções que estão impactando o setor:

1- Mentor Construção – Disponível em versão web e mobile, a plataforma da Mentor Construção possibilita digitalizar a programação semanal das obras, automatizar a geração de KPIs relacionados a mão de obra e equipamentos e centralizar ocorrências e relatórios de plano, causa e ação. Com isso, aumenta a produtividade dos canteiros e a startup estima uma redução de até 70% nos desperdícios de mão de obra.

2- Rastreabilidade de Peças de Concreto – A plataforma da SGP+ centraliza as informações sobre pré-moldados, facilitando a rastreabilidade e garantindo informações para investigações de falha. Ela gera, automaticamente, para cada peça de concreto, um databook com todo o histórico de informações e documentos gerados. Com isso, reduz em até 40% o tempo gasto na busca de dados e eles não se perdem.

3- Exoesqueleto – A solução da startup Exy é um exoesqueleto para ser usado nos membros superiores dos trabalhadores, reduzindo problemas de ergonomia em atividades repetitivas, como é o caso, entre outras, da montagem de painéis em uma obra de usina fotovoltaica da Andrade Gutierrez.

Seu uso foi pensado para trazer mais conforto e saúde aos montadores, e consequentemente, favorece o ganho de produtividade. O equipamento, apesar de ser originalmente criado para outros setores, como o automobilístico, está sendo adaptado e testado para a realidade da construção civil.

4- PWTech – A startup, participante do 4º ciclo do Vetor AG, desenvolveu um equipamento modular purificador de água de alta vazão e baixo custo, capaz de tornar águas não potáveis e até contaminadas próprias para o consumo humano. A tecnologia inclusive foi comprada pela Unops, braço da ONU para implementação de serviços de ajuda humanitária, e ajudará cerca de 10 mil ucranianos. A solução também está sendo implementada em uma das obras da Andrade Gutierrez.

5- Gestão Engenharia – A tecnologia Lidar busca maior precisão nos dados e informações a respeito da topografia da região onde ocorrerá a obra. Por meio de um sistema móvel e automatizado, realiza a coleta e a análise de informações topográficas, mesmo em ambientes com vegetação densa e minas subterrâneas, onde não há sinal de GPS.

Sua utilização aumenta a precisão de dados e traz insights operacionais para mineração subterrânea, indústrias e áreas de difícil acesso, usando a autonomia de drones, mapeamento baseado em Slam e análise de dados. – Fonte e outras informações: (http://vetorag.com.br/).