A pandemia sacudiu a vida das empresas em todo o mundo. Muitas delas hoje se veem à frente do desafio de cortar custos com uma faca bem afiada, frear planos de expansão e demitir boa parte de seus colaboradores. No entanto, algumas delas estão nadando contra essa maré e aumentando seus times, como é o caso do Chama, aplicativo que conecta revendedores de botijão de gás a consumidores.
Com um plano agressivo de crescimento, o Chama se viu diante do desafio de aumentar o seu time por meio de um processo de recrutamento e onboarding onlines, já que, durante o período de distanciamento, a empresa cresceu o seu quadro de funcionários em 25%, com contratações feitas totalmente online. Para garantir o sucesso, a empresa investiu na revisão de seu processo e preparação dos gestores das novas vagas.
O processo de seleção, que já era composto por algumas etapas online, passou a contar com uma ferramenta que digitalizou todas as fases – candidatura, filtragem de currículos, análise, testes cognitivos e de personalidade, além do agendamento de realização das entrevistas. Estas últimas, passaram também a ser otimizadas, garantindo que um maior número de pessoas pudessem participar da avaliação 360 do candidato. Após a seleção, outras etapas foram virtualizadas: aprovação do candidato, carta-oferta, contratação e, até, o onboarding do novo colaborador.
Segundo Lucas Cravo, Head de Finanças e Pessoas, a necessidade de fazer todo o processo de contratação online fez com que o Chama se preocupasse ainda mais com as boas-vindas dos candidatos. Este foi o grande desafio da coordenadora de RH, Joana Maffi. “Estimulamos sempre o envio de boas vindas, passando nossa energia e cultura”.
Para alegria dos gestores e do time de RH, os retornos dos colaboradores quanto ao onboarding virtual têm sido positivos.
“Mesmo sabendo que as coisas chegariam na minha casa, fiquei surpresa quando vi o carinho com que tudo foi preparado. Me senti muito acolhida, principalmente com as mensagens de boas-vindas do time”, diz Bruna Munhoz, especialista de Estratégia de Marketing. “Começar um emprego novo já tem seus desafios, ainda mais durante os tempos de quarentena e incertezas; por outro lado, a experiência de ver os colegas de trabalho nos seus lares, faz com que se crie um ambiente positivo e que se transfere na hora do trabalho”, completa Gabriela Leal, Analista Sênior de Estratégia & BI.
Fonte e mais informações: (www.chama-app.com.br).