182 views 5 mins

Duplicata digital elimina documento em papel

em Mercado
quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Estamos chegando ao fim da era das duplicatas em papel. Isso porque, a Lei 13.775 cria a chamada duplicata escritural, que é uma versão digital da duplicata tradicional, amplamente utilizada em transações comerciais de compra e venda a prazo entre empresas.

A novidade é que o recurso já está disponível no SAP Business One, por meio de uma solução criada pelo Grupo Skill, empresa especializada na prestação de serviços com desenvolvimento de tecnologias nas áreas de contabilidade, fiscal, financeiro e gestão de pessoas, em parceria com a Nexxera e a SPC Grafeno.

O documento, que é de elevada utilização em transações comerciais de compra e venda a prazo entre empresas, passa a ser gerado eletronicamente e contendo as mesmas informações da duplicata física, tais como valor, data de vencimento, nome e CPF/CNPJ do vendedor e comprador.

O objetivo é, por meio do uso de Inteligência Artificial, aumentar a segurança e eficiência das transações entre empresas, reduzindo os custos com impressão e transporte de documentos físicos, além de minimizar os riscos de fraudes e extravios de documentos.
Para disponibilizar o novo recurso, o apoio das empresas parceiras foi fundamental.

A Nexxera tem mais de 31 anos de atuação no mercado de tecnologia na conectividade e automação de processos financeiros e, nos últimos anos focou em prover uma camada de serviços financeiros ancoradas na gestão e risco. Já a SPC Grafeno é uma joint-venture entre a SPC Brasil e a Grafeno, que oferece acompanhamento e análise de dados de crédito.

“A expertise das três empresas juntas foi essencial para conseguirmos desenvolver essa solução que permite não apenas autenticidade, unicidade e rastreabilidade das duplicatas, mas também amplia a oferta de crédito, especialmente para empresas de pequeno e médio porte”, destaca Viviam Posterli, CEO do Grupo Skill.

A expectativa é que as duplicatas escriturais simplifiquem o processo de crédito baseados em recebíveis, tornando-as mais ágeis, escaláveis e seguras, reduzindo riscos e ampliando o acesso das empresas às ofertas de funding – muitas vezes, vital para obtenção do capital de giro para um fluxo de caixa mais positivo.

“Utilizarmos o melhor da tecnologia, da gestão e know how de processos, especialmente financeiros, a favor do fortalecimento das empresas e suas cadeias produtivas, significa tornarmos o crédito mais acessível, simples e consciente. Nosso objetivo é levar essa solução a todos que precisam e os que querem ofertar crédito, como bancos, fundos e até operações tokenizadas”, explica Edson Silva, CEO da Nexxera.

O processo de criação, emissão e registro da duplicata até a disponibilização de crédito leva menos de dois minutos. O documento digital pode, inclusive, ser tokenizado e ofertado a investidores. “Nosso foco está na segurança e aceleração das operações de crédito, criando um sistema de pontuação dos clientes com todos os seus bancos a fim de garantir mais transparência às movimentações financeiras”, pontua o CEO da SPC Grafeno, Magno Lima.

O sistema de duplicata digital está disponível gratuitamente para todos os clientes do Grupo Skill e a expectativa da empresa é movimentar cerca de R$ 2 trilhões dentro da solução ainda este ano. “Estamos muito felizes por levar uma oferta tão relevante, que ajuda nossos clientes no processo de transformação digital e na busca por operações financeiras mais seguras e modernas. Damos acesso a crédito com custo mais competitivo, ajudando a destravar o fluxo de caixa das empresas”, finaliza Viviam. – Fonte: (https://gruposkill.com.br/).