117 views 4 mins

Desafios e avanços da indústria de carros inteligentes

em Mercado
terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Ao final de 2023, o Brasil testemunha uma era de mudanças significativas no setor automotivo, especialmente com o crescimento acelerado do mercado de veículos elétricos. De acordo com dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o emplacamento de carros elétricos cresceu 20% de janeiro a outubro de 2023, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Fonte: Unsplash

Essa tendência é impulsionada por uma série de fatores: melhoria na infraestrutura de carregamento, políticas governamentais de incentivo, uma crescente consciência ambiental e, principalmente, as novas tecnologias de segurança digital em automóveis, que têm conquistado a confiança dos motoristas.

Apesar de seus aspectos inovadores, tais como sistemas avançados de assistência ao condutor e conectividade aprimorada, os carros inteligentes trazem consigo questões relativas à segurança digital e à privacidade dos usuários. De acordo com um artigo publicado no blog da ExpressVPN, a proteção contra ataques cibernéticos e a garantia de que as informações pessoais permaneçam privadas são componentes essenciais da segurança nesses veículos.

Impacto ambiental positivo

Os carros elétricos também são grandes aliados dos países no combate às mudanças climáticas. Um estudo do instituto de pesquisa ICCT (International Council on Clean Transportation), constatou que carros elétricos têm uma redução de 69% na emissão de carbono, um dos gases responsáveis pelas mudanças climáticas.

Não à toa, os carros elétricos constituem uma parte crescente do mercado de carros inteligentes. Esses veículos são fundamentais para alcançar metas ambientais globais, como a redução de emissões de gases de efeito estufa, caminho que já vem sendo seguido por outras empresas de tecnologia.

Transformação da mobilidade urbana

Os carros inteligentes estão no cerne da transformação da mobilidade urbana, com sistemas de compartilhamento de veículos e mobilidade como serviço (MaaS) ganhando popularidade no debate sobre a mobilidade das cidades inteligentes. Estes modelos promovem o uso eficiente de recursos, reduzem o congestionamento nas cidades e oferecem opções de transporte mais acessíveis e flexíveis para a população.

Fonte: Unsplash

Desafios e oportunidades

Apesar dos avanços, a indústria de carros inteligentes enfrenta desafios, incluindo questões relacionadas à produção em larga escala, integração de infraestrutura e adaptação das leis de trânsito. No entanto, esses desafios também representam oportunidades significativas para inovação e desenvolvimento. A crescente demanda por carros inteligentes está impulsionando o setor automotivo a se reinventar, com foco na tecnologia, sustentabilidade e segurança do usuário.

A estrada para o futuro 

O Brasil está atento aos movimentos do mercado de carros inteligentes e vem se posicionando de maneira estratégica no cenário global. De acordo com um relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), entre 2015 e 2022 o Brasil recebeu 114,8 bilhões de dólares em investimentos, representando 11% do total investido em energia sustentável em economias emergentes​​. Esses investimentos abrangem áreas como pesquisa e desenvolvimento, baterias para carros elétricos e agricultura sustentável.

Além disso, ao criar incentivos como o de compra de carros menos poluentes e mais econômicos, o país se coloca na vanguarda do progresso automotivo, sinalizando um futuro promissor e inovador no contexto global. Com a crescente integração de tecnologias avançadas, esses automóveis prometem uma sociedade mais segura, sustentável e eficiente.