86 views 2 mins

Consulado da Itália em SP cria vídeos informativos sobre serviços

em Mercado
segunda-feira, 26 de abril de 2021

O Consulado-Geral da Itália em São Paulo, que atende uma população de centenas de milhares de pessoas, lançou em suas redes sociais uma série de vídeos informativos em português sobre serviços como emissão de passaportes, reconhecimento de cidadania e atualização de registro civil.
Os vídeos estão no canal do consulado no YouTube e, juntos, acumulam quase 17 mil visualizações apenas nessa plataforma.

“Um consulado das dimensões do de São Paulo, que tem uma demanda de mais de meio milhão de usuários e uma enorme bacia em potencial, tem a responsabilidade de conscientizar os usuários. Quanto mais informados os usuários estiverem, mais rapidamente podemos emitir os serviços”, disse à ANSA o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa.

A série de vídeos explica, por exemplo, quem deve fazer o cadastro consular e o passo a passo para realizar a inscrição no Aire (acrônimo para Registro dos Italianos Residentes no Exterior), para atualizar o registro civil e para pedir o passaporte. Também há dois vídeos sobre o reconhecimento de cidadania: um introdutório, explicando os procedimentos de forma geral, e outro voltado àqueles que já foram convocados para a apresentação dos documentos.

“A conscientização do usuário só pode ser alcançada com uma informação precisa, por isso pensamos nesses vídeos. Nosso interesse é que a fonte seja o Consulado de São Paulo, e não despachantes e todos aqueles que podem não dar informações completas e perfeitamente corretas”, acrescenta La Rosa.

Segundo o cônsul, os efeitos da iniciativa são esperados em médio prazo, mas já é possível ver resultados positivos. “O processo de conscientização dos usuários está trazendo resultados. Isso é algo iniciado antes dos vídeos. Há dois anos e meio fazemos uma comunicação nas redes sociais”, diz (ANSA).