O consórcio de vinícolas do Chianti, uma das principais regiões produtoras de vinho da Itália, vai investir cerca de 1,1 milhão de euros (R$ 5,5 milhões) em 2023 para promover seus rótulos no exterior. De acordo com a entidade, os principais focos da iniciativa serão Brasil, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, México, Vietnã e Tailândia.
“Após os anos difíceis da pandemia, é fundamental consolidar mercados já brilhantes, como Japão e EUA, mas também buscar novos destinos. Por isso, decidimos investir em países como Vietnã, Tailândia, Brasil e México”, disse o presidente do Consórcio Vinho Chianti, Giovanni Busi.
Parte dos recursos – 451 mil euros (R$ 2,26 milhões) – será repassada pelo governo da região da Toscana. A iniciativa buscará aumentar a competividade dos vinhos do Chianti no exterior, com ações de promoção que evidenciem seus elevados padrões de produção. Os rótulos do Chianti têm selo de denominação de origem controlada e garantida (DOCG) e são fabricados apenas nas províncias de Arezzo, Florença, Pisa, Pistoia, Prato e Siena, todas na Toscana (ANSA).