Levantamento do PiniOn mostra como dados e pesquisa têm ajudado as empresas a conhecerem melhor seu consumidor para decisões mais estratégicas nas áreas dentro do mercado
Em um cenário onde o comportamento do consumidor muda com rapidez e as decisões precisam ser cada vez mais baseadas em evidências, a pesquisa de mercado e a análise de dados se tornaram pilares estratégicos para as empresas. Compreender intenções de compra, testar mensagens de campanha e identificar novos públicos são práticas cada vez mais recorrentes para reduzir riscos e otimizar investimentos.
É nesse contexto que áreas como Insights e Market Intelligence ganham protagonismo. Segundo levantamento do PiniOn, empresa de pesquisa de mercado especializada em dados competitivos e comportamentais, essas áreas concentram hoje 35% dos contratos firmados com a empresa, liderando os investimentos em pesquisa de mercado no Brasil.
“Realizamos desde pesquisas de Comportamento, Concorrência, Publicidade, até Pesquisas de Marca e Produto. Ou seja, qualquer empresa que queira conhecer melhor e engajar-se com seu público-alvo pode se beneficiar das nossas soluções ao otimizar suas análises com acesso a dados perfilados, geolocalizados e comportamentais. Essas informações são coletadas de forma rápida e recorrente, oferecendo uma visão completa e contínua sobre consumidores e concorrentes, permitindo decisões bem fundamentadas”, explica Talita Castro, CEO do PiniOn.
Confira, a seguir, as áreas que mais utilizam estudos de consumo e análise de dados de forma tática, de acordo com a plataforma:
Insights e Market Intelligence
A área de Insights e Market Intelligence ocupa o primeiro lugar no ranking. Seu foco está em reunir dados que apoiem decisões de alto impacto, como o lançamento de campanhas, produtos ou mudanças de estratégia. As pesquisas costumam estar ligadas a hipóteses de negócio, validação de mensagens publicitárias e identificação de tendências de mercado.
Consumer Experience
Já a área de Experiência do Consumidor utiliza pesquisas para entender a percepção do público sobre a marca, avaliar jornadas de consumo e identificar pontos de fricção que afetam a fidelização. Os dados ajudam a aprimorar desde o atendimento até o pós-venda, passando pela experiência nos canais digitais e físicos.
Mídia e Marketing
Equipes de Marketing recorrem às pesquisas principalmente para testar e validar campanhas, tanto antes quanto depois da veiculação. As informações coletadas ajudam a entender se a mensagem foi bem compreendida, se gerou lembrança e se influenciou a decisão de compra.
Logística
Essa área utiliza dados para mapear o ponto de venda: desde a disposição dos produtos nas gôndolas até o cumprimento de acordos com varejistas. Também é comum a análise de regiões com maior ou menor aderência ao produto, o que ajuda a refinar ações logísticas e operacionais.
Para todas essas áreas, os dados têm se mostrado essenciais para fortalecer estratégias e transformar hipóteses em ações validadas. “Hoje, mais do que nunca, as marcas precisam escutar com atenção. Uma pesquisa bem estruturada é capaz de direcionar campanhas, reposicionar produtos e até abrir portas para novos mercados”, finaliza Talita Castro, CEO do PiniOn.
*******************************************************************
Prezado(a) leitor(a),
Gostaríamos de convidá-lo(a) a participar de uma breve pesquisa. Suas respostas nos ajudarão a entender melhor o perfil de nossos leitores e a direcionar nossos esforços para oferecer o melhor jornalismo de negócios.
PESQUISA JORNAL EMPRESAS E NEGÓCIOS

