85 views 3 mins

Como realizar seu sonho empreendedor em 2021

em Mercado
segunda-feira, 04 de janeiro de 2021

No ano passado, pessoas do mundo inteiro tiveram que adiar sonhos por causa da pandemia. Não foi fácil cancelar aquela viagem tão esperada, reunir os amigos virtualmente para comemorar o aniversário e até mesmo, adiar o sonho empreendedor de abrir o próprio negócio. Mesmo com a pandemia, a expectativa é que muitas novas micro e pequenas empresas possam surgir em 2021, tendo em vista que o empreendedorismo é uma das alternativas encontradas como fonte de trabalho e renda em momentos de crise.

Para apoiar os potenciais empresários, o Sebrae disponibiliza mais de 400 ideias de negócios, com conteúdo voltado para quem planeja abrir uma micro ou pequena empresa ou tornar-se um microempreendedor individual (MEI), neste ano. Em 2020, o canal “Ideias de Negócios” (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias), continuou sendo uma das sessões mais visitadas.

Identificou os 26 negócios mais pesquisados na página, entre eles: distribuidora de bebidas, pet shop, escritório de consultoria, frete e transporte de pequenas cargas, loja de produtos naturais, centro de estética, loja de cosméticos e perfumaria, hamburgueria, produção de alimentos congelados, padaria e fornecedor de refeições em marmita.

Nesses conteúdos especiais, o futuro empreendedor facilmente pode encontrar diversas informações organizadas por tópicos como: visão geral do mercado, estrutura necessária, dicas, investimentos e custos, equipamentos, pessoal, exigências legais e específicas, localização, entre outras.

De acordo com a analista do Sebrae, Luciana Macedo, a partir do início da reabertura gradual dos estabelecimentos, foi possível observar o crescimento do volume de acessos na página. “No período da retomada das atividades, vimos que a procura voltou a subir continuamente. Entre agosto e setembro deste ano, por exemplo, houve um crescimento de mais de 400 mil acessos”, contou.

Para incentivar e inspirar os futuros empresários, o Sebrae preparou uma série de matérias com dicas e orientações sobre os cinco segmentos mais procurados no ano passado. São eles: distribuidora de bebidas, lojas de animais ou pet shop, escritório de consultoria, frete e transporte de pequenas cargas e alimentos congelados e marmitas.

Para a analista do Sebrae, a alta procura por informações sobre esses tipos de negócios pode ser explicada a partir do cenário da pandemia. “No geral, são áreas que conseguiram manter uma certa regularidade neste período, seja pela facilidade para atender a demanda de consumo em casa, como alimentos e bebidas, ou pela possibilidade de um trabalho remoto, como é o caso do escritório de consultoria”, explicou Luciana. Fonte: AI/Sebrae.