131 views 2 mins

Como proteger seus investimentos em tempos de instabilidade

em Mercado
terça-feira, 03 de maio de 2022

Uma instabilidade econômica é consequência de momentos de crises em um país. Nesse sentido, ela pode ser configurada de várias maneiras e em diversas proporções. Assim, traz reflexos para os mais diferentes setores. Primeiro é preciso entender que a economia em geral não lida bem com incertezas, sejam elas políticas ou financeiras — nacionais ou de outros países.

Esse receio advém, principalmente, da segurança em relação a aplicações financeiras, produção interna, câmbio etc. Você entendeu que a instabilidade econômica é um período de incertezas na economia e oscilações constantes em diversos setores. Com tamanha importância, ela tende a trazer reflexos também para os investimentos.

A especialista da Quattro Investimentos,Juliana Andrade, Head de Renda Fixa e Assessora de Investimentos, separou quatro dicas para proteger seus investimentos na crise.

1- Diversificação – Colocar os ovos na mesma cesta, nunca será a melhor opção. Busque sempre ter uma carteira diversificada não apenas em classe de ativos, mas também em prazos, geografias e setores.

2- Paciência – Não se deixe levar por conversas entre amigos/familiares/noticias. Manter a tranquilidade e fiel a estratégia definida inicialmente sempre será a melhor opção. Não se deixa levar pelo famoso efeito MANADA.

3- Tenha Caixa (ativos com liquidez) – Já ouviu aquela frase, “enquanto uns choram, outros vendem lenços”; Essa pode ser sim, uma máxima dos investimentos. Em momentos de crise/turbulência, ter caixa é essencial para aproveitar oportunidades, seja ela através de setores beneficiados, ou classes de ativos mais atrativas para o momento e rebalanceamento da carteira.

4- Tenha Profissionais Qualificados ao seu lado – Ter um assessor de investimentos acompanhando mercado e trabalhando uma gestão ativa na carteira de investimentos, sempre irá trazer otimização e eficîência – Fonte: (www.quattroinvestimentos.com.br).