133 views 2 mins

Como pequenas empresas podem usar a criatividade para inovar

em Mercado
quinta-feira, 09 de abril de 2020

A utilização das redes sociais já é um passo. Foto: sebrae.ms/reprodução

Para manter os negócios em alta em tempos de crise, muitas empresas –principalmente as pequenas – estão usando a criatividade e a internet. É preciso ser criativo para driblar dificuldades como a falta de clientes presenciais nos estabelecimentos, por exemplo.

‘‘A utilização das redes sociais, mesmo que de forma preliminar, já é um passo para se aproximar dos potenciais clientes’’, diz a professora do curso de Gestão Empreendedora de Serviços do Centro Universitário Internacional Uninter, Karen Sturzenegger.

Além disso, a especialista recomenda que os pequenos negócios que não têm uma equipe de marketing para auxiliar nas soluções criativas façam cursos on-line, assistam tutoriais que ensinem técnicas de divulgação e se inspirem em cases de sucesso. Para aqueles que acham que não conseguem ser criativos, a professora busca oferecer incentivo.

‘‘É possível estimular a criatividade com a leitura de textos, por exemplo. Estimular o questionamento, a autorreflexão, amadurecer projetos, ouvir especialistas e sair da rotina e da zona de conforto também são formas de aguçar a criatividade. Além disso, observar e se relacionar com o mundo ao seu redor também são maneiras simples de melhorar esse aspecto’’, conclui.

O varejo, um dos setores da economia mais afetados pela crise causada pelo Covid-19 (o novo coronavírus), também pode se reinventar para continuar tendo receita. Para Karen, períodos como esse são de conscientização e aprendizado (Grupo Uninter).