Ciro Bottini (*)
As mensagens instantânea podem aproximar ainda mais você do seu cliente e ser um ótimo canal para tirar dúvidas na hora da compra do produto/serviço. O WhastApp nasce como aliado para melhorar a comunicação das pessoas físicas e jurídicas. Basta você saber como usar a ferramenta a seu favor! Fiz a lista com algumas dicas que podem ajudar a melhorar as suas vendas.
. Imagem é tudo – O visual é que pode aproximar possíveis compradores ou afastar de vez! Por isso é tão importante ter atenção com as fotos que serão publicadas nas mídias sociais e no WhatsApp. Uma boa iluminação é essencial na hora de tirar as fotos e você pode ter como aliado a luz natural. Lembre-se de tirar fotos de vários ângulos e mostrando o produto em detalhes. É hora de pensar como consumidor na hora de fazer as fotos: Será que eu compraria esse produto tendo essas fotos como referência? Avalie!
Use e abuse dos filtros disponíveis para melhorar a qualidade das imagens e conheça todos os recursos da câmera do seu celular. Além disso os vídeos podem ajudar a ensinar os consumidores como usar o produto e ajudar no processo de venda. Seja o apresentador do seu produto e perca a timidez para vender mais e melhor.
. Responda os seus clientes – Pode parecer obvio, mas ainda temos vendedores que ignoram as mensagens recebidas via WhatsApp.
Você precisa ser ágil nos atendimento e demonstrar para o seu cliente que ele é a sua prioridade naquele momento. Escute os áudios, leia atentamente as mensagens e tire todas as dúvidas. Não deixe o seu cliente falando sozinho! Fale com o cliente quando ele solicitar a sua ajuda e de tempos em tempos mande um ‘oi, sumido!’ mostrando as novidades.
. Conheça o seu cliente – Aproveite o contato inicial e entenda quais são as necessidades do cliente e faça observações em relação a esse cliente numa planilha ou até mesmo num caderninho. Às vezes você não tem o produto que ele precisa naquele instante, mas quando receber pode avisar por mensagem enviando vídeos ou fotos.
Conhecer o seu cliente é fundamental para saber quais produtos poderá oferecer posteriormente. Não adianta enviar todos os itens disponíveis antes de entender as preferências.
. Personalize as mensagens – Não faça listas de transmissão enviando a mesma mensagem para todos os clientes! Vai dar trabalho e eu sei que vai ocupar uma parte do seu tempo, mas é certo que os clientes vão gostar ainda mais dos seus produtos / serviços. Lembrando das preferências de cada cliente você pode mandar uma mensagem mostrando as novidades com o nome da pessoa, pode ser um vídeo ou foto com um texto especifico para aquele cliente.
(*) – Há mais de 25 anos trabalhando com vendas, é pioneiro no segmento de vendas pela televisão, tendo lançado expressões e bordões que viraram referência (@cirobottini).