122 views 6 mins

Como dar uma guinada na carreira na era pós-Covid?

em Mercado
terça-feira, 09 de novembro de 2021

O impacto da pandemia causada pelo coronavírus ainda se faz sentir no mercado de trabalho brasileiro, principalmente pelo aumento das taxas de desemprego e da instabilidade para quem permanece em atividade no atual cenário econômico do Brasil. Agora que as campanhas de vacinação dão sinais de que é possível esperar por dias melhores, muitas pessoas estão pensando em mudar de área ou dar uma guinada na carreira no pós-Covid.

Como se preparar para dar um novo rumo à sua vida profissional nesse período? É disso que este artigo trata, com dicas úteis na busca por novas (e melhores) oportunidades de emprego.

Principais passos para buscar emprego ou recolocação profissional

É natural sentir uma certa insegurança ao começar a buscar emprego ou se lançar em tentativas de recolocação profissional em outra área de atuação — ainda mais depois de enfrentar tantos desafios impostos pela pandemia. Mas tem uma coisa que continua a mesma nesse processo: a necessidade de criar um currículo impecável e atraente para mostrar o que você pode oferecer ao mercado de trabalho.

Com um bom CV em mãos, o que também significa ter esse documento salvo em seu computador ou celular, você pode dar início à sua transição profissional. Confira quais são os outros passos importantes para seguir nessa jornada, de acordo com cada situação.

Se você está com dificuldade em arranjar emprego

O aumento da concorrência por postos de trabalho é um dos reflexos da pandemia que podem perdurar até que haja uma estabilização da economia. Para driblar a dificuldade em arranjar emprego que isso gera, você pode usar as seguintes estratégias:

  • Leia atentamente os anúncios de vagas de emprego para identificar quais são as expectativas dos recrutadores e potenciais contratantes.
  • Personalize o seu currículo, criando versões adaptadas para cada candidatura. Aproveite para incluir algumas das palavras-chave mencionadas no anúncio e dar destaque às suas competências que correspondem ao que é desejável para o cargo.
  • Ative sua rede de contatos, avisando de seu interesse e disponibilidade de trabalhar.
  • Considere aceitar ofertas de trabalho temporário com possibilidade de contratação.
  • Quando convocarem você para uma entrevista de emprego, procure entender melhor como é a cultura corporativa em questão. Com uma simples pesquisa no site e nas redes sociais da empresa, é possível identificar detalhes sobre o linguajar e estilo de vestuário das equipes e descobrir qual o grau de formalidade ideal para a conversa.

Se a ideia é uma guinada na carreira aderindo ao trabalho remoto

O trabalho remoto vem ganhando cada vez mais espaço nos últimos meses. Passada a fase de implementação “forçada” pelas restrições ao convívio social, o modelo deve ser mantido por muitas empresas. Para conseguir um emprego dentro dessa modalidade, procure focar ao máximo a sua busca:

  • Indique essa preferência logo no início do seu currículo, na descrição que vai na seção Objetivo.
  • Mencione habilidades que demonstram seu potencial de se dar bem no teletrabalho, tais como o domínio de tecnologias e a capacidade de autoliderança.
  • Tanto ao escrever seu CV quanto na hora de buscar empregos online, use palavras-chave relacionadas a essa opção: home-office, teletrabalho, trabalho em casa etc.

Se você pretende mudar de área

Mudar de área de atuação costuma ser algo desafiador em qualquer ocasião, mas esses tempos de incerteza tiveram um efeito positivo sobre isso. Muitos empresários estão com a mente mais aberta em relação à resiliência e capacidade de adaptação das pessoas. Aproveite o momento e invista nos seguintes passos:

  • Envie sempre uma carta de apresentação junto com o seu currículo, lembrando de personalizar os dois documentos de acordo com as características de cada candidatura.
  • Não se limite a listar certificações e cargos no seu CV. No caso de recolocação profissional, é ainda mais importante fazer uma breve descrição de cada item listado para que os avaliadores entendam como a sua formação e/ou experiência profissional podem se adequar ao novo cargo.

Caso você tenha feito cursos online ou desenvolvido novas habilidades, como aconteceu com muita gente durante a pandemia, você pode mencionar isso para reforçar o seu interesse em dar uma guinada na carreira ingressando na área desejada.