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Como captar clientes usando as redes sociais

em Mercado
segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Mário Vasconcelos (*)

O marketing digital é a área de atuação que busca promover empresas e produtos no ambiente on-line. Canais como páginas institucionais, redes sociais e e-mails fornecem a possibilidade de uma prospecção de público veloz e assertiva. Gigantes da tecnologia como o Google e a Meta — dona do Facebook e Instagram –, não apenas utilizam grandes volumes de dados para estipularem métodos de propaganda, como oferecem aos usuários ferramentas de análise que podem ser usadas em seus negócios.

Olga Siqueira, PhD em Comunicação Social e professora da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, mostra como usar as redes sociais na hora de buscar clientes. Uma das expressões famosas no marketing digital é a captura de leads, compradores em potencial que forneceram informações para contato.

“Uma das estratégias comuns para conseguir esse feito é oferecer um serviço rápido e gratuito, como o acesso a um e-book ou artigo”, explica Olga. Aqui entram em cena mais dois conceitos: a estratégia do outbound (identifica os possíveis clientes e os abordam diretamente) e o inbound (procura atrair consumidores e os acompanham por uma trilha de conteúdos sobre o tema até que adquiram o produto ou serviço).

O sucesso do cliente é uma nova área que vem surgindo nas empresas para realizar um acompanhamento, não apenas até a realização da transação, mas posteriormente, criando um ciclo de pós-venda a fim de fidelizar o consumidor. Olga aponta a importância de investir no relacionamento com o público, principalmente com quem já consome os produtos da empresa.

Reter um cliente é mais barato do que conseguir novos e uma comunicação compatível e amistosa é um fator-chave. “A forma de interagir com os indivíduos é tão importante quanto cuidar da imagem da organização, e isso não é só porque um cliente pode fazer uma reclamação nas plataformas digitais e muitas pessoas saberem de um problema rapidamente, mas por um fator econômico também.

Consumidores satisfeitos têm uma maior propensão a continuarem comprando e esse processo é mais simples do que aumentar a clientela”, diz a professora. A qualidade e a plataforma escolhida são ferramentas-chave. A força do Facebook e do Instagram para vendas já é conhecida, mas o LinkedIn (para empresas que vendem serviços) e o TikTok, com seus conteúdos voltados ao entretenimento, também são boas apostas.

Coisas simples, como usar imagens adequadas e materiais audiovisuais bem-produzidos ajudam a despertar a atenção do público. “As pessoas estão fornecendo informações de forma gratuita e contínua. Isso pode até assustar um pouco, mas ajuda demais no trabalho do profissional de comunicação, pois torna nossas abordagens mais assertivas e direcionadas a quem realmente vai gostar do nosso produto”, conclui Olga. – Fonte e mais informações: (https://www.uninassau.edu.br/).