100 views 2 mins

Cibersegurança colabora para ensinar jovens profissionais

em Mercado
quinta-feira, 12 de março de 2020

A preocupação em conter ataques cibernéticos atinge cada vez mais companhias e países. Estimativas do Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) mostram que, no Brasil foram registrados 676 mil incidentes em 2018, quase o dobro do registrado cinco anos antes.

Mobilizar jovens profissionais para atender à demanda por cibersegurança é um desafio global. Buscando colaborar para isso, a Indra, empresa global de consultoria e tecnologia, disponibiliza a ferramenta Cyber Range. Nela, profissionais e estudantes podem demonstrar sua capacidade de conter ataques cibernéticos reais e proteger serviços públicos e privados.

“É um sistema líder que atende aos padrões internacionais de segurança e confidencialidade e oferece o nível de treinamento mais exigente aos profissionais”, explica a companhia. Atualmente, uma competição na Espanha demonstra na prática o potencial dessa solução. Cerca de 2 mil universitários de 15 faculdades participam de uma competição que usa como base a Cyber Range e, nela, têm de demonstrar suas habilidades éticas e análises forenses.

Entre os desafios a serem superados estão encontrar evidências ocultas em um sistema; detectar as vulnerabilidades de um sistema crítico; e mover lateralmente e pular de um sistema para outro. No campo forense, eles analisam discos rígidos, memória do computador e coletam evidências. Além de colaborar para a capacitação de jovens profissionais, a Cyber Range já foi usada por policiais de toda a Europa, OTAN e especialistas do Exército Europeu e de defesa cibernética da América Latina. Informações sobre a plataforma disponíveis em: (https://cyberrange.indracompany.com/).