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Banco x Cooperativa de Crédito: conheça as diferenças entre os sistemas

em Mercado
segunda-feira, 24 de julho de 2023

Sistema de cooperativas de crédito cresceu mais que o Sistema Financeiro Nacional como um todo, e avançou 22,4% em 2022, segundo relatório do Banco Central do Brasil

Na hora de abrir uma conta e guardar o dinheiro do mês, ou fazer investimentos, a primeira opção que vem à cabeça são os grandes bancos, físicos ou digitais, privados ou públicos. Existe, no entanto, outra opção: a cooperativa de crédito.

Ambos os sistemas financeiros têm algumas semelhanças: eles oferecem serviços de crédito, financiamento, poupança, consórcio, previdência, seguro, entre vários outros. Porém, eles se destacam principalmente nas diferenças.

Basicamente, o banco é uma sociedade de capital controlado por entes externos, com lucros, taxas e investimentos de mercado. O lucro é, inclusive, o objetivo desta instituição financeira.

Já a cooperativa de crédito é uma entidade financeira, em que as decisões são tomadas pelos cooperados, que também aproveitam os produtos e serviços oferecidos. Por ser uma instituição financeira sem fins lucrativos, ela tem isenção de impostos e, portanto, taxas mais justas.

Segundo relatório do Banco Central do Brasil (BCB), divulgado no começo de julho, a carteira de crédito das cooperativas de crédito cresceu 22,4%, chegando ao valor de R$ 383 bilhões. Isso significa que o sistema de cooperativas cresceu mais do que o sistema financeiro nacional, que avançou 14%.

No cooperativismo, além de usuários, os cooperados são donos e todos têm direito igualitário de voto, independentemente da sua proporção de participação no capital social. Adicionalmente, sob a gestão dos cooperados, toda a sobra dos resultados é repartida entre eles, fazendo assim com que o lucro retorne sempre para a comunidade.

A diretora de Negócios do Sicoob UniMais Metropolitana, Meire Garcia de Paula, destaca a entrega de boa experiência e humanização como diferenciais das cooperativas de crédito:

“Seja no digital ou presencial, o contato com as pessoas é mais próximo, mais humanizado. Os colaboradores da nossa cooperativa conhecem os associados pelo nome e estão disponíveis para encontrar soluções financeiras adequadas às necessidades deles. Outro diferencial é o fortalecimento da comunidade, pois contribui no fortalecimento da economia local”, aponta.