Diante das grandes perdas de faturamento de vários setores econômicos gerados a partir do isolamento social e paralisação da economia, a resposta empresarial passou necessariamente por um solução inescapável: a da digitalização. De acordo com a transformação digital em marcha acelerada e irreversível, a Softtek Brasil enumerou as tendências digitais que estão marcando este ano:
- A Nova Jornada Digital: a Covid-19 provocou uma mudança global no modo de vida. Com a ascensão da economia Low Touch (mais automatizada), as interações entre empresas e consumidores passaram por uma completa revolução, dando lugar a uma Jornada do Consumidor totalmente digital. As empresas precisaram adaptar o seu modelo de negócio e operacional a esta nova realidade, na qual a aceleração digital é o caminho a ser trilhado.
- A Revolução dos Consumidores Digitais: a pandemia transformou os padrões de consumo de milhões de pessoas, resultando numa abertura total aos canais digitais. Para responder a esse tipo de demanda, as empresas desenvolveram uma estratégia para otimizar as suas plataformas digitais de vendas, concentrando-se na automatização operacional e na inovação empresarial. A forma de vender continuará sendo reinventada.
- Tecnologia aplicada às emoções: a sociedade precisa que as empresas consigam humanizar os touchpoints, ou pontos de contato. Isso quer dizer que os avanços tecnológicos em Inteligência Artificial, Computação Afetiva e reconhecimento dos sentimentos estão prestes de decifrar as nossas emoções, permitindo-nos nesse “novo mundo” antecipar necessidades e personalizar as experiências tanto quanto isso for possível.
- Democratização da Inteligência Artificial: um ecossistema tecnológico inteligente é um dos pilares da aceleração digital. Neste sentido, a IA e as suas diversas aplicações são uma área cada vez mais democratizada, tornando-se um elemento tangível e tático, uma consequência do aumento progressivo do conhecimento sobre o seu funcionamento, aprendizagem, evolução das capacidades e tomada de decisões.
- Meu “eu” Digital: a chamada Era Digital, impulsionada por esse novo contexto, implica, no entanto, o seguinte dilema: por que não podemos fazer tudo o que já fazemos fisicamente em formato digital? Em um cenário ideal, ambos os mundos deveriam oferecer o mesmo alcance. Na realidade, o ecossistema digital oferece maior disponibilidade, portabilidade e conveniência. No entanto, esta situação apresenta um desafio: a gestão da privacidade.
- Arquitetura Digital das Empresas: o enorme progresso tecnológico promove o desenvolvimento de arquiteturas empresariais 100% digitais. Essa abordagem permite a implementação de um modelo empresarial e operacional com o máximo controle, escalabilidade, elasticidade e redução de custos, sendo aspectos essenciais e relevantes a automatização, o tecido flexível de dados e a implementação de capacidades empresariais modulares.
“Esrtamos vivendo uma fase de aceleração digital contínua na qual a necessidade de inovar e digitalizar todas as interações será fundamental para as empresas. Isso requer agilidade, rapidez e audácia para satisfazer as necessidades, expectativas e desafios de um cliente digital, diz Adriano Candido, diretor de Ofertas e Inovação da Softtek Brasil.
“A agilidade na adaptação competitiva nos obriga a reorganizar toda a cadeia de valor para nos adaptarmos ao novo canal digital e às novas demandas da sociedade”, sublinha. “Sendo assim, a tecnologia deve atuar como uma aliada na humanização das interações digitais”, conclui. Fonte: (https://www.softtek.com/pt/).