112 views 3 mins

As 5 características de um empreendedor de sucesso

em Mercado
quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Muitas pessoas acreditam que, para ser um empreendedor, é necessário nascer com determinadas características. A verdade, contudo, é que esses fatores podem ser desenvolvidos ao longo da vida. De acordo com Diego Arruda, consultor e especialista em empreendedorismo, as características de um bom empreendedor nascem a partir do desejo de abrir o próprio negócio.

“Quando alguém decide que está na hora de empreender para dar vida a um sonho, passa a desenvolver uma série de características que, com certeza, serão benéficas para o desenvolvimento e o crescimento dos negócios”, explica. Existem diversas características essenciais a um empreendedor de sucesso, mas, para o especialista, é possível destacar as cinco principais:

  1. – Visão inovadora – Independentemente de sua área e de seu nicho de atuação, o empreendedor deve estar sempre atento às mudanças e às atualizações para, assim, ter uma visão inovadora de possíveis soluções para problemas existentes. “Um bom empreendedor pensa diferente dos demais e, é claro, não tem medo de apostar em suas ideias inovadoras.
  2. – Iniciativa – Ter visão inovadora não é suficiente para que um empreendedor alcance o sucesso em seu negócio. Isso porque o profissional precisa, também, ter iniciativa. Identificar as mudanças e os problemas de uma determinada área e de um determinado nicho é apenas o começo. Na sequência, é preciso agir e fazer acontecer.
  3. – Autoconfiança – Um empreendedor autoconfiante é essencial para o sucesso da empresa, especialmente porque essa característica permite que o profissional transmita segurança e confiança à sua equipe. A autoconfiança precisa ser desenvolvida todos os dias. Se um empreendedor tem dificuldades para confiar em si mesmo, convém contar com o auxílio de um profissional especialista.
  4. – Perseverança – O bom empreendedor precisa entender que nem sempre suas ideias vão dar certo de primeira. Por isso, ser perseverante é essencial. “O empreendedor de sucesso não deve desistir. Quando algo der errado, tente de novo. Grandes profissionais se destacaram no mercado porque perseveraram em suas ideias”, aponta o especialista.
  5. – Liderança – Um empreendedor deve ser o líder de sua empresa. Dessa forma, precisa ter consigo as posturas que denotem uma boa liderança à sua equipe.
    “Ser o líder de sua própria empresa significa ter o poder de decisão. Mais uma vez, para desenvolver a capacidade de liderança, é importante contar com o auxílio de um especialista”, finaliza Arruda. – Fonte: MF Press Global.