140 views 2 mins

A reinvenção do profissional aos 50 anos

em Mercado
segunda-feira, 17 de outubro de 2022

O comunicador e multivendedor Ciro Bottini está completando 57 anos de idade, com um repertório de mais de três décadas no ramo das vendas. O profissional se consagrou na televisão e segue se adaptando às linguagens dos novos modelos de consumo a fim de inspirar público da terceira idade no mercado de trabalho.

Bottini se autointitula “Múmia das Vendas” e segue participando ativamente de programas de televisão e projetos da internet buscando alcançar novos nichos e adquirir conhecimento para outras áreas de vendas. Apesar da diversidade ser um tópico recorrente para reforço de diferencial competitivo nas empresas, a (re)inserção de pessoas da terceira idade no mercado de trabalho ainda é um fator de dificuldade para os profissionais em questão.

O problema social foi agravado durante a pandemia. Segundo dados do IBGE, com dados extraídos da LCA Consultoria, o número de idosos sem emprego ou sem intenção de retornar ao trabalho aumentou significativamente de 22,4 milhões, no último trimestre de 2019, para 24,9 milhões nos três primeiros meses de 2022, ou seja, um aumento de 2,6 milhões de pessoas sem trabalho ativo.

Para um dos mais bem sucedidos vendedores do país, é essencial acreditar na soma da experiência de vida com a experiência profissional. De acordo com Bottini, “empresas perdem em não contratarem pessoas da terceira idade. Perdem não só em diversidade, mas também em riqueza intelectual, afetividade e oportunidades de serem referência do mercado. – Fonte (https://www.linkedin.com/in/cirobottini/).