183 views 2 mins

Solução para mapear impactos e ações de compensação de biodiversidade

em Agronegócio
terça-feira, 01 de abril de 2025

A Tractebel está lançando uma solução – desenvolvida pelo time da empresa no Brasil – que permite avaliar os aspectos relacionados ao capital natural em torno de qualquer empreendimento de infraestrutura como usinas, mineradoras, rodovias, entre outros, bem como seus impactos à biodiversidade.

Nos últimos anos, o impacto da biodiversidade tem sido objeto de estudo e mensuração por parte de especialistas e empresas – estas últimas têm ido além da mensuração do carbono, e incluindo o impacto à diversidade ambiental em suas metas ESG. E isso tem ocorrido porque a perda da biodiversidade tem sido considerada um dos maiores riscos aos negócios, impactando a alimentação, desenvolvimento de medicamentos, e até mesmo aumentando o risco da disseminação de novas e desconhecidas doenças.
“Quando uma empresa, por exemplo, troca um modelo de geração térmica por um eólico, imediatamente a geração de milhões de toneladas de carbono são evitadas. A contabilização disso é automática – e já existem diversas metodologias bem alicerçadas para isso. Mas quando a questão é a biodiversidade do entorno, essa questão torna-se muito mais complexa”, explica Cláudio Maia, CEO da Tractebel América do Sul.

Para fazer essa avaliação, a Tractebel está aplicando a modelagem de dados de sistemas ambientais – que deu origem, inclusive, a uma das ferramentas desenvolvidas dentro da solução, que permite o mapeamento da linha de base da biodiversidade do local do empreendimento que, em resumo, analisa a perda da biodiversidade e indica quais ações precisam ser implementadas para garantir seu ganho líquido.