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A pandemia fez crescer importância da educação financeira

em Mercado
terça-feira, 24 de novembro de 2020

A pandemia afetou expectativas e hábitos financeiros da população, aumentando a sua preocupação com os gastos e também a sua vontade de aprender a lidar melhor com o dinheiro. Esse, em resumo, é o quadro revelado por ‘O Bolso do Brasileiro’, pesquisa produzida em parceria pelo Instituto Locomotiva e pela XPeed, escola inovadora de educação financeira e empreendedorismo da XP Inc.

Sete em cada dez entrevistados passaram pela experiência de ver as contas não fecharem nos 12 últimos meses. E 90% deles gostariam de saber como investir, planejar recursos para o futuro e de organizar receitas e despesas. O levantamento de abrangência nacional foi realizado em outubro e mostrou o impacto da pandemia no orçamento pessoal. Três em cada dez entrevistados afirmaram que o número de contas em atraso aumentou no período.

No caso de uma despesa inesperada no valor de seu rendimento mensal, 41% responderam que não teriam como pagá-la. Para 58% dos brasileiros, a atual situação financeira impede a realização de coisas que consideram importantes.

Diante dessa realidade, cresce a importância da educação financeira: 41% dos entrevistados passaram a pesquisar mais sobre o assunto durante a pandemia.

Oito em cada dez dizem ter objetivos definidos ao aprender a gerir com eficiência o orçamento. Entre os principais estão o pagamento de dívidas e a formação de uma reserva para enfrentar emergências. Outra preocupação é com relação ao planejamento da aposentadoria. Apenas 31% estão confiantes de que fizeram boas escolhas.

Para Izabella Mattar, CEO da XPeed: “educação financeira é um assunto que ganha cada vez mais relevância na vida das pessoas. Quanto mais conteúdos são oferecidos, mais aumenta o interesse da população pelo tema, criando um círculo virtuoso. Estamos felizes com nosso papel nesse cenário e cientes dos grandes desafios que temos pela frente na desmistificação dos investimentos”.

Um dado em especial aponta a necessidade da população por mais informação e ferramentas que lhe ajudem a planejar e a conquistar os seus sonhos: 63% dos entrevistados consideram ter, no máximo, conhecimentos básicos sobre finanças. A amostra da pesquisa contou com 1.501 entrevistas online, com pessoas de ambos os sexos, a partir dos 18 anos.

Segundo Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva: “os números mostram que a pandemia infectou o bolso dos brasileiros, mas não foi capaz de abalar metas e sonhos. Tanto que a pesquisa revela também o desejo da população em conhecer mais sobre finanças, passo fundamental para planejar investimentos e garantir um futuro seguro”. Fonte: (www.ilocomotiva.com.br).